1984, o Livro de George Orwell

1984, o Livro de George Orwell é um daqueles livros que permitem que você compreenda bem como é a visão de algumas pessoas que estão por trás de iniciativas de organização da sociedade. Um governo absoluto, totalitário, corrupto, onde todos fazem parte do partido, e todos trabalham para o partido, onde o partido está presente e vigiando o tempo todo. Quando escrito em 1949, talvez o autor não fizesse ideia de quanto ele poderia estar visionando o mundo de hoje, principalmente em algumas partes do mundo.  Agora passamos cada vez mais a ver um mundo como o que Orwell descreve em seu livro, o que para mim é absurdo. Sempre imaginei que ao passar dos anos e do acesso as informações, a condição humana fosse melhorar, e está de fato melhorando no mundo civilizado, mas em locais como o Brasil, Rwanda, Syria, India, e até mesmo lugares como a Russia os problemas sociais vem se tornando cada vez maiores graças a pessoas que incentivam uma visão de mundo similar ao partido do livro.

O livro foi inspirador de vários filmes icônicos

Muitos filmes foram inspirados por este livro, inclusive o Matrix e também o Equilibrium. Ambos usam de certa forma a perspectiva do livro, mas o Equilibrium tem mais a ver, as cenas de luta e os atores fazem o filme ser fantástico. O fato do mundo ser controlado por uma espécie de partido, e que o crime de “pensar” e “sentir” é punido com a morte, faz dos Equilibrium um filme muito similar ao contexto do livro, talvez apenas acontecendo em um mundo mais futurista.

Para alguns, o que importa é a vontade dos mais egoístas e corruptos, que estão prontos e preparados para subjugar os demais para se manterem ou terem acesso ao poder.

Um clássico que precisa ser lido por todos, principalmente neste momento politico mundial onde em muitos lugares pessoas autoritárias estão assumindo os governos e em lugares menos desenvolvidos como o Brasil a ignorância está crescente e visível graças as redes sociais.

O que também tive a oportunidade de fazer numa destas madrugadas foi assistir o filme 1984. O que mais me chamou atenção além da interpretação incrível dos personagens principais foram as falas. Idênticas ao livro (eu li a versão original em inglês). O filme extremamente bem elaborado e exibido de forma super criativa principalmente se levarmos em consideração que foi filmado em 1984.

Naquela época evidentemente o mundo era um lugar mais cheio de esperança, principalmente nos Estados Unidos onde a liberdade sempre foi grande e no Brasil onde estávamos nos livrando de um governo repleto de censuras, corrupção rampante e nos aproximando de mais liberdade para o povo.

1984 é uma visão incrível sobre como as coisas podem dar muito errado se um partido ou um governo se torna a fonte de todas as coisas nas vidas das pessoas. Embora nada seja de fato regulamentado, tudo também pode ser considerado crime. A realidade é que no mundo real de hoje podemos sentir que algumas pessoas estão buscando um mundo assim, onde todos estão sob controle e sob vigilância. Onde o poder fica apenas em um grupo pequeno de pessoas e os demais servem os propósitos determinados.

A hierarquia de poder

A obra sugere que em algum momento quem está no poder se da conta quea melhor forme de manter tudo tranquilo é através de uma hierarquia, mantendo uma elite sempre no poder e controle dos demais.

A ideia é repugnante e em toda as opções de filmes acima mencionados, inclusive no livro, a luta é sempre uma pessoa contra um sistema autoritário implementado. Apesar de cada um ter um desfexo diferente, liberdade é o objetivo inspirador, é o que torcemos para vencer durante todos os momentos.

Recomendo a todos a leitura do livro 1984 como um ato de reflexão ao que vivemos nos dias de hoje e também que tipo de futuro queremos.

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET