3 Motivos para Evitar Websites de Uma Página

Encontramos muitos sites que as vezes por terem talvez pouco conteúdo, ou por motivos estéticos, preferem ter apenas uma página inicial extensa onde os links do menu apenas correm pela página. A página pode até servir o propósito de informar rapidamente sobre o trabalho, serviço ou produto sendo oferecido, mas ao mesmo tempo até perdendo oportunidades. Vou explicar alguns motivos que me fazem achar a página inicial uma má ideia na Internet competitiva de hoje:

1 – Apenas uma porta de entrada para o Website

one-door

Um dos maiores problemas de ter uma página estática como website é que acaba se tendo menos páginas de entrada para o website. Em um website normal só o fato de existirem mais páginas significa que cada página tem seu próprio endereço e portanto podem ser inclusive compartilhadas. Hoje em dia o compartilhamento de conteúdo é importante. Ao ter apenas uma página no site faz com que o site acabe perdendo diversas oportunidades de compartilhamento e por consequencia de acesso.

2 – Dificuldade de indexar

down-indexacao

Ter toda informação em uma página também significa ser super resumido em termos de informações sobre serviços ou produtos. Esta informação resumida pode parecer para o Google como uma informação pobre, fazendo com que o site não seja recomendado entre as primeiras opções para quem fizer pesquisas por conteúdo do nicho alvo. Outro problema é que talvez informações de contato e de localização estejam misturadas com informações de produtos e serviços e outras informações que são diferentes e não relacionadas principalmente do ponto de vista da Indexação, o que pode baixar também as chances de uma boa indexação.

3 – Página mais pesada

peso

Para conseguir colocar todas as informações, muitas vezes por ter um volume de informações para compartilhar dentro da página se torna necessário colocar um numero grande de informações que em outros sites ficam distribuídas em páginas separadas. Se levar em comparação, uma página com o conteúdo todo da empresa vai sempre pesar mais que uma página com apenas o conteúdo de um assunto ou produto ou serviço de outra empresa. O problema é que quanto mais pesado ficar a página, mais tempo ela leva pra carregar por inteiro. Sistemas de busca avaliam este tempo de carregamento para decidir se recomendam ou não a página em um bom posicionamento. Não preciso nem dizer que páginas mais pesadas geralmente recebem piores posicionamentos nas indexações.

Então resumindo, do ponto de vista estratégico, não há motivos para que um website distribua seu conteúdo e suas informações através de uma única página. Os websites que fazem isso estão diretamente perdendo acessos e indexação. Apesar de que para algumas pessoas uma solução assim pode ser talvez visualmente interessante, para a empresa que adota este tipo de solução as oportunidades perdidas não voltam mais muitas vezes e será necessário fazer um trabalho de adaptação e adequação no futuro para poder tornar o site competitivo online.

Como desenvolvedor web eu sempre busco oferecer soluções que realmente tragam em evidência as informações dos meus clientes, e isso também significa que o conteúdo da empresa precisa ser valorizado e estar disponível para usufruir das melhores opções de comunicação da Internet. Se o site da sua empresa está em uma única página e você não sabia que isso poderia trazer problemas, você não está ALONE. Muitas empresas acabam tendo este problema as vezes somente por má decisão de algum designer contratado.
O importante neste momento é saber que estes problemas são facilmente solucionáveis com a implementação de uma nova estrutura digital que favoreça todo o conteúdo da empresa.

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET