A dificuldade de Verificar as informações ANTES de compartilhar

Recebemos através das redes sociais e aplicativos de mensagens uma grande variedade de conteúdos digitais que em muitos casos se apresentam como informações autênticas, porém como saber se estes conteúdos são verdadeiros?
Muitas vezes as pessoas nem se dão o trabalho de verificar a informação e já passam adiante como se fosse corrente de Whatsapp, apenas porque a suposta informação contida no conteúdo digital parece ser verídica.
As vezes também as pessoas nem tem como verificar se as informações são verdadeiras porque seu plano de Internet já expirou e as únicas ferramentas que seguem funcionando são os apps do Whatsapp e Facebook, portanto limitando o acesso da informação á estes espaços que não são de fato fontes de informações uma vez que qualquer pessoa pode publicar qualquer coisa. Embora existe cada vez mais pessoas envolvidas em verificação de fatos e dados, se estas informações não estão disponíveis nestas plataformas de forma acessível, pode ser que uma grande quantidade de usuários não consiga nem sequer verificar a informação.

O problema de distribuir informações incorretas é que depois fica muito mais difícil de corrigir o problema, pois você até pode notificar as pessoas que você se equivocou, mas e estas pessoas, será que farão o mesmo?
Certamente uma informação errada pode percorrer um enorme caminho e viralizar, principalmente se ela é fabricada para reforçar ideologias religiosas ou até mesmo político-partidárias.
Fiz um vídeo para falar sobre este enorme problema.

 

Por favor gente, vamos ter mais cuidado com o que publicamos e compartilhamos para assegurar que estamos ajudando e não prejudicando os nossos amigos, familiares e contatos nas redes sociais.

Comentários

Hits: 0