A Importante Lição do Instagram

O Instagram tem uma importante lição para dar ao mundo.

Desde a época do Fotolog compartilhar imagens sempre foi uma das ferramentas e funcionalidades mais desejáveis. Pessoas como a Mari Moon montaram uma legião de seguidoras mesmo antes do Twitter existir. O Facebook teve vantagens imediata sobre o Twitter quando disponibilizou postagens com imagens nas timelines.

Sem duvidas as imagens são interessantes pois elas ativam vários sensos do cérebro cognitivo. Para cada pessoa em cada momento de suas vidas uma imagem pode ter até mesmo sentidos e significados completamente diferenciados entre elas.

Apesar de pessoas brincarem com o fato do Instagram ter muitas pessoas que postam fotos de comida, fotos de suas atividades diárias, aparentemente é justamente este tipo de conteúdo que mais chama atenção. Pessoas que sabem comunicar com estas ferramentas conseguem atrair milhares de seguidores e com isso atrair atenção para marcas, eventos, informações e principalmente para si mesmas.

O Instagram é uma daquelas ferramentas que serve justamente para comunicar o cotidiano. O dia das pessoas está lá, e elas podem decidir comunicar de várias maneiras na verdade. Postando fotos, grupos de fotos, vídeos curtos, lives, e tudo isso pode ser avidamente consumido pelo público.

O Instagram mostrou como é possível com fotos feitas em celulares, atrais milhões de pessoas e tornar conteúdo cotidiano em algo relevante e de interesse das pessoas.

Para criar uma conta no Instagram é fácil, basta você ter um aparelho mobile com espaço de armazenamento suficiente para rodar o app. Você pode baixar o App em praticamente qualquer telefone, portanto qualquer pessoa que tem um Smartphone provavelmente conseguirá ter uma conta grátis no Instagram, e mais do que isso, pode postar fotos o dia todo.

Instagram é parte já integrada de maioria das campanhas de publicidade que promovem elementos, produtos os serviços que são visualmente apelativos. O segmento de moda e beleza caiu com tudo dentre desta ferramenta, e existem diversas pessoas agora denominadas influenciadores, que estão participando destas ferramentas para aumentar ainda mais percepção das marcas que trabalham, a partir do público do Instagram.

A grande vantagem do Instagram é que ele está justamente nos aparelhos mobile, e apesar de qualquer pessoa poder compartilhar um post do instagram em qualquer outra plataforma e até mesmo incorporar as fotos dentro de sites, para quem tem o App instalado no Mobile, acaba vendo muita coisa exclusiva, diferenciada e em primeira mão. Foi sem duvidas uma maneira muito criativa e inteligente de incentivar as pessoas a compartilharem fotos, sem precisarem se preocupar em produzir as fotos, sem precisarem se preocupar em desenvolver textos para acompanhar as fotos, e está completamente focado na foto, que consome a totalidade da tela e você pode facilmente demonstrar que gostou do que viu, recompensa imediata para quem posta.

Além de ser um ambiente divertido, você pode acompanhar as pessoas de forma extensiva, e quem se expõe mais, obviamente tem mais interatividade.

Você não precisa necessariamente sair postando conteúdo em seu Insta, você pode instalar o Insta no seu mobile, e ficar só acessando outros perfis e vendo como eles funcionam, e quando você ficar confiante, mande algumas fotos.

 

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET