Anúncio do Burger King para ativar Google Home foi Trollado

Ter controle da informação na estratégia digital as vezes é muito mais importante do que parece. Burger King esqueceu este detalhe no momento que decidiu fazer uma campanha.

A ideia apesar de ser bem legal, gerou um resultado “previsível”. É claro que o pessoal do Marketing da Burger King não pensou que seriam tão rapidamente trollados, mas foi justamente isso que aconteceu.

O anúncio do Burger King no Youtube queria fazer com que o Google Home fosse ativado (o funcionário no vídeo se aproxima da tela e fala os comandos para ativar o Google Home) e localizasse a informação sobre o Whopper, no resultado aparece a informação que está no Wikipédia, que por sua vez é uma plataforma digital editada por usuários. O resultado foi praticamente imediato. Quando a campanha iniciou no Youtube, usuários alteraram as descrições no produto do Burger King.  As descrições alteradas foram bastante macabras em alguns casos.

Acontece que a ideia deles de fazer uma campanha que não tivesse que produzir todo conteúdo e simplesmente direcionar o público para ver informações sobre seu produto em plataformas abertas é uma grande sacada. Uma pena que foram trollados, mas não será a primeira vez e nem última em que alguma empresa usa ferramentas externas para gerar buzz.

Apesar do princípio é bem interessante, usar e depender de ferramentas externas sempre tem esta questão, afinal a Internet é um organismo vivo quando colocamos as pessoas dentro da equação. Burger King foram ousados e ao mesmo tempo inocentes.

O Google já removeu de seu trigger a pergunta,  o que tornou a campanha inútil.

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET