As barreiras da produção de conteúdo

Como trabalho com desenvolvimento de websites fazem alguns longos anos, eu tenho uma boa experiência em trabalhar com clientes que decidem fazer o website de suas empresas, e em muitos casos é o primeiro contato real que estas pessoas tem com o mundo digital pelo ponto de vista dos bastidores, ou seja da produção de conteúdo digital.

A principal dificuldade sempre me parece ser conseguir identificar o que é material para conteúdo digital. Empresas as vezes perdem muitas oportunidades online porque não identificam que as ações e rotinas de seu ofício são de fato ótimas oportunidades de gerar conteúdo digital que poderia estar ampliando a visibilidade da empresa na Internet se fossem devidamente captados e noticiados online.

O olhar do desenvolvedor de conteúdo precisa focar em coisas que são importantes e ao mesmo tempo de fácil captação e transformação em conteúdo digital.

Restaurantes, padarias e docerias tem muita vantagem neste sentido pois todos os dias estão produzindo novos produtos que podem ser fotografados e publicados com descrições intensas que geram desejo de consumo. Se dar por conta desta vantagem natural do ofício desenvolvido ser potencialmente interessante para a Internet é o primeiro passo.
O segundo passo é começar a realmente desenvolver uma rotina de captação destas imagens e de fabricação destes textos. Esta talvez seja a parte mais difícil de se adaptar, pois nem sempre estamos de fato pensando em tirar a foto daquele cupcake ou torta de chocolate ou do buffet. É por isso que muitas empresas contratam serviços de produção de conteúdo. Porém estes serviços por muitas vezes precisarem ser presenciais acabam encarecendo o projeto. Por outro lado é super simples começar a tirar fotos de qualidade dos alimentos que estão sendo fabricados e produzidos e posteriormente criar um texto explicando sobre o produto e cativando interesse e desejo das pessoas através desta postagem.

sonhos

Produção de conteúdo diário pode ser uma forma de ampliar a presença da empresa na vida das pessoas, lembrar estas pessoas que a empresa existe e que tem produtos que são do interesse do publico.
Ter esta consciência dentro da empresa é que as vezes se torna uma barreira, ainda mais que é um tempo que precisa ser investido para fabricar o conteúdo, o que pode para muitos parecer perda de tempo.

buffet

O fato é que cada conteúdo postado estará ampliando a importância da empresa na Internet, se tornando uma nova porta de entrada para clientes. Cada página do website com um post novo sobre um produto novo desenvolvido e disponibilizado pelas empresas é uma oportunidade de indexação em sistemas de busca e também de compartilhamento em redes sociais.

Depois de implementada uma rotina de publicação de conteúdo constante se tornam aparente e visíveis os resultados. Acessos ao website aumentam, pessoas se conectando ao perfil da empresa nas redes sociais também aumentam e o volume de clientes convertidos e vendas também aumentam.
Trazendo bons produtos que são visualmente agradáveis também permite que pessoas decidam compartilhar por escolha própria o conteúdo em suas redes sociais, ampliando ainda mais a visibilidade da empresa na Internet.

Você tem dificuldade de identificar as oportunidades de produção de conteúdo da sua empresa? Comente abaixo =)

 

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET