Coisas que profissionais de Web deveriam levar em consideração com seus clientes

Não vou negar que ser um profissional da área de desenvolvimento web seja complicado. A maior complicação será sempre a comunicação entre clientes e profissionais. As vezes por se tratar de conhecimento que em grande parte é técnico ou estratégico é preciso ter cuidado.

Abaixo uma pequena lista de observações sobre o relacionamento entre o desenvolvedor web e seus clientes. Uma forma de comunicar e relacionar de forma prática:

A primeira coisa que você vai sempre se deparar é com o fato de que nem sempre todo mundo entende e conhece coisas que para você podem parecer triviais sobre a Internet.

As vezes demora para que um grupo inteiro de trabalho consiga digerir as ideias e oportunidades que são vislumbradas através da prisma da presença digital. Pode acabar levando um tempo até a cultura digital entrar de verdade na mente das pessoas.

Cada vez mais os clientes irão entender de Internet, e isso é bom. É fundamental não se sentir desafiado quando questionado por questões que são do seu nicho. Aproveitar que o cliente entende da matéria é fundamental. Com alguém que entende do assunto trabalhando junto é sempre mais provável que o projeto tenham bons resultados e você não vai precisar nem se esforçar muito para abrir os olhos do cliente para oportunidades.

Nem sempre os clientes tem uma visão real da capacidade de seus negócios na Internet. É sua obrigação ajudar o cliente a enxergar estas oportunidades e indicar os caminhos para obter estas vantagens.

Ter paciência para responder muitas perguntas. Ter paciência para responder perguntas estranhas, e sempre tentar ao máximo entender o que o cliente está buscando dizer, e lembrar sempre que o cliente nem sempre sabe os termos técnicos, portanto pode tentar se expressar usando uma linguagem própria. Eu particularmente gosto de responder perguntas.

Acompanhar projetos desenvolvidos mesmo depois de entregues. E se necessário, entrar em contato se ver algo errado ou fazer sugestões de otimização e aprimoramento. É sempre muito importante cuidar dos projetos desenvolvidos, pois aquele tempo de vida investido no projeto não volta mais. Fazer este acompanhamento é algo que pouca gente faz, ainda mais depois de entregar o projeto.

Estas são algumas das coisas que me veem a mente quanto penso sobre o assunto. Tenho certeza que existem muitas outras dicas que valem a pena contemplar. Se você é tem uma dica para contribuir, comenta abaixo =)

 

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Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET