Como funciona a Indexação Online

Quando falamos de Internet acabamos falando muito de indexação online. Ter o website de uma iniciativa ou empresa indexado corretamente é muito importante. Graças aos sistemas de busca milhares de pessoas podem acessar o seu website se ele for recomendado nos resultados de uma determinada busca.

Os Sistemas de Busca

O principal sistema de busca no mundo é o Google (existe uma grande chance de que você tenha usado o Google para chegar aqui), não existe outra ferramenta com a mesma capacidade de enviar acessos para um website quanto o sistema de buscas do Google. Isso é assim porque o sistema é realmente muito preciso nos resultados de busca que oferecem. Por trás do sistema existe uma grande quantidade de algoritmos que fazemos testes e medem resultados em tempo integral e ajustam o sistema de acordo com os resultados observados enquanto que ao mesmo tempo agregam as novas informações disponibilizadas dentro do eco sistema de informações.

Para entender melhor, é como se o Google tivesse uma cópia de cada site que está indexado no sistema e quando alguém faz uma busca ele olha os sites que tem maior relacionamento com os termos pesquisados e envia uma lista geralmente grande de resultados. A parte competitiva da indexação online é estar entre os primeiros resultados destas buscas.

Então o que fica claro é que o sistema de busca tem, de alguma forma, alguma versão das informações que os sites disponibilizam. Ou seja, se torna bem importante entender como seu site comunica com o sistema de busca para garantir que o sistema de busca tenha as melhores e mais atualizadas informações sobre o conteúdo disponível no site para poder assegurar que se alguém fizer alguma busca pertinente ao conteúdo o site seja devidamente recomendado.

De que forma o sistema de busca coleta dados?

Os sistemas de busca utilizam um mecanismo por padrão de ir navegando nos sites e seguindo os links oferecidos nestes sites, por isso um site externo linkando para um site novo pode fazer com que o site novo recentemente colocado online seja indexado. Por outro lado, isso pode demorar e depende exclusivamente do sistema de seguir links que venham a ter links para este novo site. Se isso demorar, o novo website pode levar algum tempo para aparecer indexado.

Felizmente a grande maioria dos sistemas de busca oferecem ferramentas para que os desenvolvedores dos sites possam indexar seus sites de forma mais ágil. No caso do Google existem as ferramentas para Webmaster, onde você pode informar o seu site e ter ele indexado no mecanismo quase que imediatamente, principalmente se o site tem pouco conteúdo inicial. Através deste mesmo sistema, os webmasters também podem informar o endereço do arquivo de sitemap XML o que indica para o sistema de busca até mesmo a idade da informação e quando ela foi por último atualizada. Isso ajuda o sistema de busca a identificar as novidades do website e permitem que as atualizações recém disponibilizadas no website sejam rapidamente indexadas no sistema de busca.

Outra opção é disponibilizar o Feed RSS do website para que todas as atualizações sejam também informadas de forma a facilitar a indexação do conteúdo e trazendo velocidade de indexação. É só importante lembrar que nem todas as plataformas de gerenciamento de conteúdo web disponibilizam feeds de todas as opções dos sites, alguns sites por exemplo não tem estes mecanismos de Feed e nem Sitemap. Não ter estas opções significa não estar aproveitando uma das mais importantes ferramentas da Internet para atrair público para o website e é um erro estratégico muito grave se o objetivo do site é absorver público da Internet.

Se o objetivo do website é atingir um publico restrito e privado que não depende de ser encontrado através de buscas online então não haverá problemas.

Como melhor se beneficiar dos sistemas de busca

A melhor alternativa para qualquer iniciativa online é tentar se beneficiar das oportunidades que os sistemas de busca oferecem. Estando devidamente cadastrado e indexado nas ferramentas que os sistemas de busca oferecem agora só resta focar na qualidade do conteúdo que está sendo oferecido e disponibilizado nas páginas do website.

Otimizar as Meta Tags de cada página, cada conteúdo oferecido no website é fundamental. Cada página do website tem suas próprias características de conteúdo e as meta tags ajudam os sistemas de busca a identificar e melhor posicionar aquela determinada página nos resultados de busca.
Muitos sites não tem estas opções, outros muitos que tem, seus desenvolvedores não usam. Para quem tem um website em WordPress existe um plugin vital para otimizar as Meta Tags, o WordPress SEO da Yoast.

As Meta Tags não são utilizadas unicamente por sistemas de busca para melhor indexar o conteúdo, redes sociais também se valem destas informações para indexar o conteúdo nas opções de compartilhamento. Graças aos Meta Tags é possível determinar qual vai ser o texto de resumo que será exibido e até mesmo no caso de redes sociais a imagem que será a miniatura compartilhada.

A partir do momento em que se sabe que ter informações no website ajuda a indexar o site na Internet e com isso atrair um volume maior de pessoas para o site uma nova oportunidade se abre. Postar conteúdo na Internet é barato, muito mais barato que postar em qualquer impresso com a vantagem de poder editar o conteúdo e postar um volume muito maior de conteúdo em horários variados, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Se os sistemas de busca indexam os conteúdos postados no site e traz pessoas para acessar o site por caus ado conteúdo que está disponibilizado nele só faz sentido então pensar em ter uma produção contínua de conteúdo. Onde cada conteúdo produzido terá cada vez mais informações e opções sobre a usabilidade e aplicação dos serviços e produtos oferecidos, aumentando cada vez mais as chances do site ser indexado dentro do nicho de atuação desejado nos sistemas de busca.

Produzir conteúdo de forma contínua é uma estratégia que revolucionou a Internet. Quanto mais conteúdo é disponibilizado em um website mais páginas de entrada este site tem para receber novos visitantes e maior o numero de informações que o site cobre em relação ao que oferece.

Os sistemas de busca evidentemente só indexam as informações que estão presentes, portanto se não estiver publicado no website, por mais que o produto ou serviço tenha uma determinada função ou usabilidade, se não estiver presente no site, o site não irá aparecer nos resultados para aquela determinada pesquisa. Se o site tem a informação, isso aumenta muito suas chances de receber visitantes que buscam por aquela informação específica.

Resumo

O importante é sempre entender que só estar online não necessariamente significa que o website vai indexar bem, ou sequer irá indexar nas buscas que esperamos, para conseguir isso é preciso estar com uma estrutura que realmente comunica com as ferramentas de busca e também ter o conteúdo presente no site que justifique a indexação assim como efetuar a conexão do website com os sistemas de buscas.

O site precisa além de ter ferramentas SEO, que otimizam as informações e aumentam a velocidade de indexação do conteúdo do site nos sistemas de busca. É também fundamental ter uma estratégia de SEM, ou seja produzir conteúdo levando em consideração a estrutura da Internet e como ela funciona para assegurar que o site comece a aparecer em sistemas de busca para as pesquisas desejadas.

Espero que tenham curtido o texto.

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Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET