Como lidar com projetos Web em desenvolvimento

Eu trabalho com desenvolvimento de websites faz já bastante tempo, desde 1998. Nesses longos anos de desenvolvimento de websites eu tive um aprendizado extenso principalmente em como lidar com a criação e implementação de projetos.
Estes dias uma cliente de um projeto que fechei me fez uma pergunta quando eu mostrei a estrutura inicial do site, após enviar uma parte das alterações e prometer enviar o resto do conteúdo posteriormente, perguntou se eu poderia fazer as alterações enquanto o conteúdo não ficava pronto. Esta questão me inspirou para escrever sobre isso hoje.

O melhor método de desenvolver e popular um website com conteúdo é sempre tendo todo o conteúdo já em mãos. Pelo menos todo conteúdo que deve ser publicado de largada, pois só assim, todas as alterações, mudanças e oportunidades que este conteúdo traz, se tornam aparentes desde o início. Enquanto que se fizer o desenvolvimento e implementação de todo site, aos poucos, em partes, dependendo principalmente de conteúdo, se torna uma tarefa bem mais complicada e menos oportunizadora.

Foco no Desenvolvimento

A primeira coisa que devemos lembrar, principalmente quando estamos desenvolvendo um projeto, é que existem centenas de outros projetos, portanto, ter a oportunidade de focar integralmente naquele único projeto é uma ótima oportunidade para poder dar mais atenção aos detalhes. Se você estiver desenvolvendo um website, sozinho ou com uma equipe, é válido esperar para receber todo conteúdo, depurar e analisar todo esse conteúdo, e ai, somente com tudo verificado, iniciar a implementação do website e popular todas as páginas com o material recebido do cliente. Em um grupo de trabalho isso é melhor ainda, pois ajuda a manter o foco de todos em uma coisa só,  sem dispersar e sem interferências.

Velocidade em resolução de problemas

Quando se está trabalhando em um projeto de desenvolvimento web é importante se dar por conta que estes projetos são feitos a partir de milhares de detalhes, estes detalhes são o que fazem a diferença em uma boa navegação e boa experiência para os visitantes, independente do tipo de aparelho que utilizam para acessar o site.
Manter o foco no projeto durante toda a elaboração do projeto se torna fundamental para não deixar passar nenhum detalhe. Aquele "lance" de "deixa isso pra depois", pode no final, acabar entrando online sem ninguém perceber e só ser percebido posteriormente, tendo que então retomar o desenvolvimento ou alteração no projeto, as vezes dias, as vezes semanas, ou até mesmo meses depois.
O problema disso é que quanto mais tempo passa entre uma data e outra, para a mesma função, neste caso o desenvolvimento e implementação do site, menos você se lembra em detalhes o que estava sendo implementado, pois outros projetos começam a ocupar o pensamento, outros projetos começar a exigir sua atenção.
Quando se está focado no desenvolvimento de um projeto, estando todo grupo focado, e tendo todo material necessário, sejam informações, fotos, vídeos, é possível identificar rapidamente todo e qualquer problema, falta de material ou até mesmo oportunidades diferenciadas que surgem a partir de um material.
Se algo está faltando, imediatamente já se identifica e se solicita a informação, ou se implementa a solução.
Poder manter o foco no desenvolvimento, ou seja, iniciar o projeto e só parar quando ele está de fato concluído, se torna uma maneira de diminuir o desgaste entre toda equipe no desenvolvimento e ainda diminui a demora em identificar e solucionar problemas.

Poder agir como se tivesse somente um cliente

Como você sabe, principalmente se trabalha com atendimento a clientes, a grande maioria dos clientes prioriza seus projetos, pois para eles, é aquele o único projeto em desenvolvimento, enquanto que você ou a empresa que você gerencia, lidam com diversos projetos, em muitos casos simultaneamente.
Acontece que durante o período de implementação, criação e alimentação de conteúdo para a largada de um website, é muito importante poder dar toda essa atenção para o cliente, e poder coordenar toda a equipe de forma a conseguirem também estarem dando foco para este um único cliente. Assim, apesar de atender uma grande quantidade de clientes, se torna possível ao mesmo tempo, agir e atual em equipe, coordenando com o cliente, como se fosse o único cliente. Dar toda atenção agiliza o processo, evita desgaste com o cliente, e o resultado geralmente acaba sendo melhor por causa de toda essa sintonia que acontece. Quando tudo e todos estão em sintonia para a resolução e implementação de algo juntos, evidentemente tudo se torna mais fácil e mais agradável.

 

Precauções

As precauções principais devem acontecer na hora de receber todo conteúdo, este sim precisa ser totalmente avaliado, revisado, analisado, e toda e qualquer dúvida que possa existir entre qualquer membro da equipe deve ser informado ao cliente.
Outra coisa que você precisa ter certeza é que o cliente está no barco junto, ou seja, que o cliente está disponível para poder  responder perguntas, enviar se necessário informações e conteúdo adicional, pois se o cliente desaparece, você e sua equipe inevitavelmente vão ter de fazer algum tipo de escolha sem o cliente, ou parar o projeto e aguardar, ou tocar assim mesmo, ou alguma outra decisão que pode, no final de tudo, comprometer o trabalho de alguma maneira indesejada, causando algum retrabalho e/ou insatisfação com o cliente, ou até mesmo com sua equipe.

Uma boa decoupagem de todo material recebido, passando por todos os integrantes da equipe envolvidos, geralmente ajuda a prevenir qualquer problema futuro.

 

Observações Finais

É claro que sempre que desenvolvemos um projeto web, acabamos em algum momento retornando naquele projeto para fazer alterações. Em muitos casos os clientes contratam a empresa para assegurarem a manutenção e continuidade do projeto com a equipe, mas em outros casos, o cliente assume o site, e você acaba só ouvindo falar do projeto novamente quando algo novo surge, ou alguma dúvida nova aparece.  Eu não estou dizendo que esta parte de retomada e alteração posterior é ruim, na verdade isso faz sim parte do processo de ampliação e atualização de todo projeto web, porém, todo texto que escrevi acima se refere princialmente ao momento de implementação. Aquele momento de fazer o site e colocar no ar pela primeira vez.

 

 

Comentários

Hits: 0