Como se posicionar na Internet

Hoje em dia com sites de redes sociais como o Facebook se tornou muito fácil ter a sensação de que se está presente de forma correta online. Infelizmente está sensação é falsa. Fazer parte de uma ou outra rede social não é a garantia de estar presente online de verdade.
As redes sociais são equivalentes a micro universos. A clubinhos dos quais apenas quem faz parte do clube tem acesso ao que é disponibilizado.
Quando conversamos sobre estar presente na Internet as redes sociais são uma pequena fração do cosmos digital.
Todo conteúdo que uma empresa disponibiliza online é em teoria um conteúdo exclusivo e original. Seja o que for que sua empresa desenvolve ou produz, ou serviços que presta, terá sempre o diferencial.
Disponibilizar informações online é fundamental para poder atrair pessoas interessadas mas ter estas informações apenas em um perfil de rede social é não aproveitar o todo da Internet.
Se as informações da sua empresa estiverem apenas disponíveis em um ambiente limitado as informações não irão obter o seu verdadeiro potencial, nem de indexação nem de valor digital.
A melhor maneira de se posicionar na Internet é através de um website próprio.
Todas as informações da empresa precisam estar disponíveis dentro do website. A partir daí você disponibiliza as informações em todos os perfis de redes sociais.
Assim você assegura que todas as informações estão disponíveis para todos. Tanto para as pessoas nas redes sociais quanto para todas as pessoas na Internet.
É um erro acreditar que um perfil de rede social sozinho possa servir como destino final para todos os visitantes.
Existem outros fatores que também são importantes de se levar em consideração como por exemplo o controle de como as pessoas estão acessando de fato estás informações. Enquanto que em um website você tem a oportunidade de criar uma comunicação e um diálogo diferenciado com as pessoas visitantes, em um perfil de rede social você não tem controle nenhum. Pior que isso. O conteúdo da sua empresa pode estar servindo para atrair pessoas para perfis de concorrência. Até mesmo a questão estrutural de uma rede social no geral não propicia personalização e exclusividade. O perfil da empresa acaba se tornando similar a milhares de outros.
Pense com carinho na presença online de sua empresa e crie um website exclusivo para comunicar com seus clientes. Os resultados virão em seguida.

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET