Como tornar seu website competitivo online

Entender a concorrência online é parte grande de qualquer estratégia web. Por isso vou escrever um pouco sobre o processo básico de verificação da concorrência online.

Concorrência online é diferente da concorrência local

Nem sempre o concorrente regional ou local está diretamente competindo com você online, aquela empresa do outro lado da rua pode estar fisicamente presente, mas online pode ser que nem apareça. Para pensar de forma objetiva focando na Internet é fundamental entender o seu próprio negócio.  Ao entender sobre seu próprio negócio você consegue listar algumas informações que são fundamentais,  como por exemplo saber em detalhe todos os produtos ou serviços.  Saber todas suas utilidades e até mesmo quem costuma consumir e contratar estes serviços e produtos.

 

Listar produtos e serviços

O primeiro passo para poder verificar a concorrência é entender quem é de fato sua concorrência online.  Para isso se torna fundamental entender seus próprios produtos e serviços.

Faça uma lista completa de todos os seus produtos e serviços.  Está será sua lista base. É a partir desta lista que iremos iniciar nossa pesquisa.

Primeiro devemos verificar se todos os produtos desta lista estão de fato presentes no seu website. Idealmente ter os produtos e serviços presente no site com uma boa explicação de cada serviço irá permitir que sistemas de busca indexem estas informações e posteriormente exiba estes endereços para quem pesquisar por eles, portanto se não estão presentes no website, inclua-os o mais breve quanto possível. Não tem como alguém encontrar uma informação que não existe ou não está presente.

Se os produtos e serviços estão corretamente disponíveis no site, cada um com uma página individual e com informações e media variada, podemos então prosseguir com nossa verificação.

Acesse sistemas de busca como o Google, o Bing, o Duckduckgo, e faça uma pesquisa para todos os produtos e/ou serviços.  Liste todas os 10 ou 20 primeiros resultados. Estes são os seus verdadeiros concorrentes. São eles que estão aparecendo nos resultados que você gostaria de ter o seu website aparecendo. Podemos aprender com eles.

Entender o conteúdo dos sites que estão entre os primeiros lugares nos resultados de pesquisas, analisar o volume e qualidade das informações e então comparar ao que você tem em seu website.

Se o seu site é novo, acho importante te dizer que tempo online também gera autoridade, portanto websites que estão online por mais tempo tem uma certa autoridade maior sobre um conteúdo. Se o seu website é novo ou está ha pouco tempo online é possível que ele não apareça nos resultados,  não deixe isso te desencorajar. Ė justamente por isso que estamos fazendo esta verificação.

Após verificar todos estes sites e identificar a concorrência precisamos agora focar em entender qual a real importância que estes sites tem para cada produto. Para fazer isso, podemos usar o Google. Colocando o endereço de cada resultado em uma nova pesquisa mas agora coloque o endereço da pagina do produto ou serviço entre aspas no sistema de busca. Assim poderemos observar quantos lugares geram link para aquele determinado endereço.  Anote isso ao lado de cada endereço para poder acessar estas informações posteriormente.
Quanto mais links pela internet recomendam um determinado assunto, mais bem indexado está este conteúdo, portanto será evidentemente mais trabalhoso superar. Mas não deixe isso tem desencorajar, pois existem várias maneiras de ampliar a importância do seu site.

O caminho de menor resistência

Ter um site online de forma competitiva significa estar atento a cada detalhe do conteúdo. Embora queremos que todo conteúdo do site esteja disponível nos resultados das pesquisas precisamos procurar indexar bem o máximo de opções quanto possível. Qualquer dos produtos ou serviços do teu website que você conseguir indexar em uma boa posição na listagem dos resultados de pesquisa podem trazer vantagem.

Estar bem indexado mesmo que com um único link de produto ou serviço pode já trazer uma grande quantidade de pessoas para o seu website.  Mas mais importante que isso, ter um link ou mais como autoridade pode ajudar a tornar outros links autoridade também.

Para descobrir o caminho de menor resistência devemos listar os links anotados por ordem de links de concorrência com menos links referenciando eles. Aquela lista de números de links agora vai ser útil.

Reveja todos os links com menos referencias, verifique e compare com as paginas de produtos e serviços do seu site. Agora edite o conteúdo do seu site para garantir  que o conteúdo do seu site tenha melhor qualidade.

Adicione dados, informações,  aplicação,  coloque imagens ilustrativas,  vídeo e o que for necessário para assegurar que o conteúdo do seu site para aquele determinado produto esteja com uma qualidade superior a todos os demais listados nas buscas. A ideia não é copiar mas sim superar. Enquanto você pode até se inspirar nos sites para ter ideias de como melhor apresentar seu produto ou serviço,  é importante você colocar as informações dentro da visão e retórica da sua iniciativa.

A competição regional

Evidentemente quanto maior a area de cobertura que sua pesquisa engloba, maiores são os concorrentes online. Por isso se torna necessário fazer uma verificação da concorrência online regional. Muitas vezes é mais fácil atrair acessos para o site em termos menos genericos.

Se você vende amendoim, fazer uma busca por amendoim na Internet vai trazer resultados de todo pais. Você pode então começar a verificar quais são os concorrentes para as pesquisas de seus produtos e serviços em âmbito mais regional. Veja um exemplo para quem mora no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

  • Amendoim no rio grande do sul
  • Amendoim em Porto Alegre
  • Amendoim no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre

Quanto mais regionalizada sua busca, você irá perceber que existe geralmente menos concorrentes do que a busca mais genérica.  Aproveite cada oportunidade para tentar tornar seu conteúdo autoridade. Faça as mesmas verificações, confira os concorrentes que aparecem, e busque ter um conteúdo de melhor qualidade.

Aumento de Autoridade para o Website como um Todo

Ao focar em conteúdo com menor resistência de concorrência digital, seu site vai acabar tendo uma certa autoridade para determinadas buscas e pesquisas. Isso ajuda o site como um todo em ampliar suas chances de indexação em melhores posições nos resultados de pesquisa para outras pesquisas mais genéricas e com concorrentes maiores na Internet.

Nossa, acabei escrevendo um textão. Espero que se você chegou até aqui, tenha gostado.

 

 

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET