Como vender Serviços Online

Todas as empresas querem crescer. Ter visibilidade online hoje em dia não é mais problema. Qualquer empresa com uma estratégia forte, utilizando um website bem elaborado com conteúdo otimizado, articulação de redes sociais com conteúdos que engajam com os participantes das redes, consegue estar presente e ser encontrado pelas pessoas no geral.

O ecommerce, vendas digitais online, é uma grande parte da Internet. Todo ano são milhões de reais movimentados em negócios digitais. Muitas empresas investiram em ecommerce desde que surgiu a oportunidade, gastaram muito para poder vender online e hoje desfrutam de uma credibilidade grande no mercado.

Hoje com a disseminação de tecnologia se tornou fácil a implementação de vendas online. É possível implementar um website com um ecommerce competitivo utilizando todas as ferramentas que os grandes sites utilizam mas sem gastar as fortunas que as empresas pioneiras investiram.

A estimativa conservadora é de que o Brasil terá neste ano de 2018 um aumento de ao menos 8% em vendas online. A realidade é que este valor pode crescer muito mais se empreendedores e empresas que hoje não oferecem opções de venda online aderirem a esta tendência que é inevitável.

Enquanto que empresas que produzem produtos tem se mobilizado para oportunizarem vendas de seus produtos diretamente através de seus websites, existe todo um segmento de prestação de serviços que ainda não migrou inteiramente para a venda online de seus serviços.

Hoje no Brasil com a possibilidade de qualquer pessoa ter um CNPJ (através do MEI) se tornou extremamente fácil e acessível ate mesmo para empreendedores de pequeno porte se tornarem empresas e desfrutarem das facilidades empresariais para gerar receita através da Internet.

Independente do tipo de serviço prestado, se este serviço puder ser quantificado de alguma forma, ele pode ser oferecido para compra ou contratação online.

Salões de beleza e estéticas podem oferecer planos de atendimento, com combos completos para clientes: para quem não se lembra, alguns anos atrás sites de compras coletivas demonstram como é viável e como tem tração na Internet o oferecimento deste segmento de serviços para o público em geral. Terapeutas, massagistas, e muitos outros profissionais da área de atendimento podem oferecer reservas de seus serviços com pagamento online. Até mesmo empresas de pintura e reformas podem oferecer seus serviços online. Basta saber como quantificar o trabalho desenvolvido. No caso de terapeutas por exemplo, é possível oferecer pacotes com horas de atendimento, pintores podem oferecer trabalho baseados em metragem de pintura.

As possibilidades são infinitas para quem tem criatividade e consegue quantificar de forma lucrativa o seu trabalho.

A realidade é que tudo pode ser quantificado, por este motivo a tendencia é sempre de crescimento dentro da Internet e com a vantagem de poder atingir um público muito maior do que outras formas de comunicação e ao mesmo converter estes acessos de visitantes em clientes satisfeitos.

Existem exemplos de aquisições de serviços online por toda parte. Uber é um ótimo exemplo, não só oferecem um serviço, conseguem quantificar em tempo real a utilização do serviço cobrando apenas o valor do trajeto percorrido.

Para que você possa vender seus serviços online você precisa conseguir fazer um cálculo de quanto vale o seu tempo, ou quantificar em quantidade ou tamanho ou metragem o que você desenvolve. Se você desenvolve produtos sob encomenda, você pode vender estes produtos. Se você trabalha por hora, você pode oferecer combos de horas de trabalho, se você trabalha por seção, você pode oferecer combos de seções.

A vantagem de oferecer serviços online é que você conta com a impulsividade do visitante, além de poder oferecer métodos de pagamentos variados como por exemplo Paypal, ou Pagseguro, que são ferramentas que aceitam pagamento de uma grande variedade de bandeiras de cartão de crédito e ainda permitem o parcelamento de compras.

Se você tem dificuldade em identificar como transformar sua empresa ou iniciativa em algo digitalmente comerciável, entre em contato comigo. Posso te dar uma acessória sobre o assunto e te direcionar no caminho da mudança para o mundo das vendas digitais.

Já quem desenvolve produtos, mesmo que artesanais ou produzidos de forma manual,  também pode aproveitar muito as oportunidades de vendas online. Para cada alternativa de produção existe sempre uma solução de venda digital e geralmente de fácil implementação.

A tecnologia está ai para todos, cabe sempre tentar usufruir desta tecnologia para ampliar suas vendas e também assegurar que você está de fato trazendo oportunidade de negócios para todos os tipos de clientes.

Espero ter de alguma forma, motivado você a decidir investir em vender seus produtos e serviços.

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Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET