Competitividade na venda online está no detalhe

A arte de vender online é um processo de aprendizado. Não basta só você ter uma loja online para que as vendas comecem a acontecer, a loja é apenas a ferramenta que vai permitir que você efetue as vendas de forma fácil. Para converter visitantes em clientes você precisa começar a focar em cada detalhe de cada produto.

 

Informações importantes sobre cada produto

O primeiro passo é realmente disponibilizar informações substanciais sobre cada um dos seus produtos. Isso pode significar ir muito além das informações técnicas, pois informações técnicas todos os produtos em grande maioria das lojas concorrentes também estão presentes.

As informações que você disponibilizar precisam ter uma qualidade superior de informações que tornem a página do seu produto mais interessante e atraente para o seu visitante. Neste quesito não adianta ter preguiça, é necessário ter proatividade.

Conhecer bem a Concorrência

É necessário investigar os principais sistemas de busca, que hoje são Google e o Duckduckgo. O que você deve pesquisar são os nomes dos seus produtos, assim como o máximo de termos genéricos que levam ao seu produto. Se o seu site não estiver na lista da primeira página não se desespere. Aproveite a oportunidade para conferir os links que são apresentados. Veja em detalhe o volume de informação, arquivos de imagens, videos e aproveite também para verificar as formas de pagamento, promoções e até mesmo testar as formas em que o seu concorrente oferece para efetuar a venda dos produto.

Afinal é fundamental entender por que aquele link esta aparencendo em uma posição mais priveligiada do que o seu site. Entender quais os argumentos ou ferramentas que fazem com que o seu concorrente esteja obtendo melhores resultados. As vezes pode não se tratar unicamente do melhor conteúdo mas tambem das melhores opções de venda, seja a facilidade de comprar, ou até mesmo o valor diferenciado.

Idealmente você deve fazer isso com todos os links até chegar na sua página na listagem. Talvez seu site não esteja na primeira, nem segunda, nem terceira, mas em algum momento ele deve surgir. Principalmente se o seu site foi cadastrado corretamente no sistema de busca e seu site tiver as ferramentas necessárias para indexar corretamente nos sistemas.

Tornar seu site de vendas competitivo significa ter não somente uma estrutura potente, intuitiva e fácil de comprar. Significa que voce tem que ter os melhores produtos, ter os melhores preços e oportunidades para seus visitantes. O internauta está disposto a passar um pouco mais de trabalho para economizar.

Estratégia na seleção de ações

E necessário ter prioridades, portanto verificar os produtos todos se torna necessário para poder identificar quais os produtos que você tem que são de fato mais competitivos e efetuar alterações e aprimoramentos nestes primeiro. Tentar subir no ranking estes produtos pode facilitar a escalada dos demais.

Um produto bem indexado pode se tornar a porta de entrada para centenas, talvez milhares de visitantes que nunca tinham acessado seu website anteriormente. Por isso é fundamental não ter favoritos e agir puramente onde os dados demonstram oportunidade. Eventualmente com bastante trabalho você irá conseguir trazer bastante pessoas para o seu ecommerce e efetuar vendas de todos produtos.

Social ou Indexação?

Percebeu que não falei nada sobre redes sociais? Estar bem indexado é a melhor estratégia. Redes sociais são ótimas para recomendar conteúdo e até mesmo criar público mas sem uma indexação adequada do conteúdo todo tempo investido em redes sociais será sempre perdido nas timelines.

Se o seu website estiver bem indexado as pessoas irão encontrar ele e poderão compartilhar ele nas redes sociais, portanto, apesar da impulsividade que as redes sociais trazem, se você só tem tempo para fazer uma das ações, invista seu tempo em indexar seu conteúdo.

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Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET