Comunicação planejada para Internet 

Campanhas são maneiras de divulgar informações comerciais ou institucionais de forma planejada. Planejamento é chave para uma campanha digital bem sucedida. Quanto melhor se pode organizar cada etapa da produção do conteúdo que será utilizado na campanha, mais econômico tanto em produção e execução sem contar os resultados que serão superiores com certeza.

Uma das melhores maneiras de garantir uma comunicação de qualidade para a Internet está no planejamento da captação de imagens e vídeo.  Toda campanha precisa de media. É claro que existem várias maneiras de gerar conteúdo de imagem e vídeo.  Existem por exemplo websites que oferecem imagens e vídeos de estoque,  é possível adquirir os direitos de utilização para usar as imagens. O problema disso é ter de usar imagens que outras empresas também estão utilizando. Podem ser empresas de outros segmentos ou até mesmo empresas do mesmo segmento que o seu. Podem ser empresas de longe mas também podem ser empresas vizinhas.  O fato é que não existe nada que impeça outras empresas vizinhas do mesmo segmento da sua estarem utilizando as mesmas imagens em sua comunicação.

Isso é  ruim? Um problema?

Em maioria dos casos não é um problema. Nós fazemos campanhas utilizando stock images o tempo todo na Delta. O tempo todo mesmo. É uma prática muito comum.

Existe porém muitas vezes a necessidade de não ser comum. Por mais otimizado que a arte de uma comunicação em uma imagem possa ser, toda a criação está diretamente dependente da imagem. Outra limitação comum surge quando existe a necessidade de criar um arco narrativo. Nem sempre se encontra o volume de imagens que sejam possiveis de aproveitar, trazendo mais limitações.

Quando possível é sempre muito mais produtivo poder fazer as captações das imagens. Desta forma se consegue fazer um planejamento muito mais amplo. É possivel gerar resultados superiores com um investimento mínimo.

No momento que já se sabe como vai ser a comunicação, ou seja, os locais que ela vai ser veiculada, as informações que precisam ser disseminadas, os público alvo e outras variáveis que fazem parte das necessidades da campanha, fica fácil de planejar a quantidade de imagens e vídeos que terão de ser desenvolvidos para suprir a comunicação. No grande geral, tanto o volume de conteúdo para website, redes sociais e ferramentas de comunicação podem ser mapeadas e se determinar o volume de conteúdo necessário para cada local.
Desta forma, se pode desenvolver o conteúdo de forma planejada. Fazendo toda a produção de captação de imagens com todas as necessidades técnicas que irão posteriormente facilitar e agilizar a produção final do conteúdo com design gráfico e animação.

 

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET