Conteúdo define estrutura de website

Quando analisamos o que são a grande maioria dos sites podemos começar a perceber algo muito importante, os sites são todos desenvolvidos e estruturados a partir da forma como o conteúdo é apresentado.

É claro que existem mil maneiras de apresentar um conteúdo na Internet, geralmente a mais direta e fácil de acessar é a mais correta.

Por que decidi falar sobre conteúdo e estrutura?
Como desenvolver web que já passou por isso algumas vezes, preciso dizer que quando somos contratados para o desenvolvimento de um website, o projeto sempre contempla uma variedade de conteúdos, que as vezes são pautados em reuniões. Ou seja, em alguns casos o conteúdo nem existe ainda e já se está recebendo solicitação para estruturar o website como se o conteúdo estivesse pronto para ser publicado.

Nestes casos, muitas vezes os desenvolvedores fazem um site boneco, com conteúdo fictício apenas para ilustrar como o conteúdo ficaria. É bem bobo fazer isso, uma vez que não se pode determinar com antecedência como o conteúdo vai ficar mesmo. É um trabalho praticamente inútil, e um retrabalho garantido.

Para mim a melhor forma de projetar a estrutura de um website é através da obtenção do conteúdo real. Muitas vezes uma foto, uma imagem, um texto, podem fazer uma enorme diferença na forma como o conteúdo será de fato organizado.

Quando fazemos protótipos de websites, podemos organizar a estrutura como acharmos conveniente, mas inevitavelmente o conteúdo que será de fato distribuído através daquela página será outro diferente e possivelmente não se enquadrará de forma idêntica.

Mas não é só isso!

Tem também a questão do SEO! Se queremos ter um senso crítico real da capacidade de comunicação do projeto web que estamos desenvolvendo precisamos ter uma noção real da capacidade de indexação das nossas páginas. Precisamos entender se o conteúdo real está tecnicamente otimizado o suficiente ou se precisa de reparos e alterações.

Quando organizamos uma estrutura em um website, estamos na realidade organizando a forma como o conteúdo será exibido, portanto todo principio da publicação de conteúdo personalizada e customizada depende de se ter em mãos no momento da configuração da estrutura do website o conteúdo que será veiculado.

Conteúdo é Oportunidade

Empresas web estão cada vez mais se dando por conta deste importante segmento da internet, o conteúdo, e estão oferecendo serviços de produção e revisão de conteúdo. Mas não adianta ser só uma revisão de português gente, precisa ser uma revisão técnica e estratégica.


Se você tem uma empresa e está pensando em fazer um website, revise o conteúdo que você tem disponível da sua empresa junto com um profissional de web, isso poderá te ajudar muito em determinar quais conteúdo você deveria iniciar seu website.

É preciso ter um bom senso de realidade, principalmente quando se está entrando online pela primeira vez. É melhor entrar logo, e com pouco conteúdo e ir ajustando e adaptando o conteúdo com o website online, do que ficar esperando as  vezes semanas ou em alguns casos meses pela compleição do conteúdo. Entrando com o conteúdo disponível e depois ir aprimorando o conteúdo e a estrutura do site permite que o site já obtenha indexação rapidamente, e a medida que o conteúdo novo for sendo inserido, a indexação e distribuição de conteúdo vai crescendo também.

É claro que é preciso ter um sistema de gerenciamento de conteúdo para o website que permita essa contante expansão, mas isso já é conteúdo para outro post.

 

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET