Como muitos de vocês já sabem, produção de conteúdo é fundamental para qualquer iniciativa online. Tudo na Internet implora por conteúdo e o fato de existir muitas pessoas produzindo conteúdo, torna o ambiente extremamente competitivo.
É importante tornar o olhar da empresa para esta importante situação onde se ela não está presente, compartilhando informações, as pessoas podem seguramente acabar esquecendo da empresa na hora de procurar pro fornecedores e prestadores de serviços.
Acontece que todas as ações que acontecem dentro de uma empresa podem evidentemente serem transformadas em conteúdo digital uma vez que a empresa se torna consciente dessas oportunidades.
Abordar os assuntos que são pertinentes a empresa e seus serviços e produtos faz com que as pessoas além de compreenderem muito mais como podem utilizar os serviços ou produtos oferecidos, também faz diminuir as dúvidas entre os possíveis clientes.
Afinal se você chega em um site com informações completas e dicas de como utilizar um determinado produto ou serviço, você pode rapidamente identificar que aquilo é o que você está procurando.
Em presas que oferecem produtos similares e serviços similares dentro da própria empresa, tem também a oportunidade de exibir estas diferenças, ajudando clientes a identificar quais são os melhores serviços.
O conteúdo ainda tem uma terceira função que também é substancialmente importante para qualquer entidade que visa competitividade online, a indexação. Estar presente nos resultados de pesquisas em motores de busca pode muito bem fazer toda a diferença no final do mês.
O que falta dizer é que esta atividade de criação de conteúdo não é algo que é exclusivo ou restrito para empresas grandes, muito pelo contrário, os blogs quando tomaram conta da internet no mundo, muitas vezes eram escritos por apenas um ou dois autores.
Ser uma iniciativa pequena na Internet não necessariamente impede de ser competitivo e por causa que uma iniciativa pequena tem muito menos processos corporativos de verificação de publicação de conteúdo podem acabar tendo até mesmo vantagem em poder ter maior liberdade de publicar conteúdo e atrair pessoas, enquanto empresas maiores que tem um processo burocrático de publicação de conteúdo pode acabar tendo o processo de criação mais lento.
Em muitos casos, empresas maiores contratam empresas de comunicação digital como a que eu participo para efetuar o planejamento das publicações, e isso resulta em produzir todo conteúdo de antemão, e programar a publicação de todo este conteúdo com antecedência, tendo todas as etapas e publicações já previamente autorizadas e verificadas pela empresa. Um processo burocrático que para empresas grandes faz sentido, para empresas menores, a espontaneidade em gerar conteúdo pode ser um diferencial competitivo forte.
Influencers são a prova viva de que o aspectos da espontaneidade de publicação de conteúdo pode se tornar uma forma de atrair atenção sem precisar de um planejamento tão profundo, uma pessoa que tem habilidade em comunicar,facilmente consegue passar uma mensagem ou um pensamento e isso atrai pessoas que por sua vez atrai marcas.
Seja como for o processo, publicar conteúdo é essencial.
No meu caso, aqui com meu blog e outros sites que gerencio, eu tenho essa liberdade de as vezes fazer programação de diversos conteúdos, e as vezes simplesmente entrar online e fazer um post espontâneo sobre algum assunto que acho pertinente.
Essa liberdade é incrível, saber que não dependo de nada e nem de ninguém para publicar meu material e ver os acessos em meus conteúdos crescerem me fazem feliz, me dão a autonomia que gosto de ter em tomar decisões e publicar sobre assuntos que talvez dentro de um ambiente corporativo, não seria possível.
Ao mesmo tempo, como atuo dentro a área de produção de conteúdo corporativo, também lido evidentemente com toda a parte de produção de conteúdo estrategicamente confeccionado.
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