Domino’s Pizza vai testar entrega de pizza em carros sem motorista

Domíno’s Pizza, uma das mais fortes cadeias de pizzarias americana do mundo vai iniciar testes com carros sem motorista. Uma tendência forte mundial que vem sendo trabalhada por empresas do mundo todo como o Google, Amazon, Apple entre muitas outras.

As vantagens dos carros sem motoristas são vem evidentes, primeiro a diminuição de acidentes, isso deve ser um dos pontos mais fortes do novo conceito, pois geralmente são erros de motoristas que causam os acidentes, enquanto que veículos sem motoristas estarão sendo tranquilamente guiados por mecanismos que respeitam todas as normas de segurança.

O ponto onde esta mudança vai gerar mais debate é quando falamos dos empregos que evidentemente serão diminuídos. Uma vez que carros podem fazer as entregas normalmente, não há mais necessidade para motoboys fazendo as entregas. Por outro lado, ser entregador de pizza não é uma carreira, e as habilidades necessárias para executar a tarefa não são habilidades inúteis para outras atividades, portanto apesar de haver uma tendência grande as pessoas ficarem preocupadas com os carros assumindo empregos, estaremos no final das contas talvez até salvando vidas, uma vez que motoboys chegam a de fato arriscar a vida para efetuarem as entregas em prazos curtos, pois muitos ganham em cima de comissões das entregas.
É preciso se conformar que existem talvez funções e empregos que existem hoje em dia que talvez no futuro desapareçam.

É claro que Ana Kasparian tem razão em pontuar que este tipo de evolução na automação comercial tem um custo social, principalmente se o acesso a educação formal gratuita não for bom. Se as pessoas conseguem encontrar oportunidades na rede de ensino público para evoluírem, a automação talvez não seja um problema social. Agora se os trabalhadores não tiverem meios de aprender novas tarefas, ai sim podemos nos preocupar.

Eu pessoalmente acho super produtivo termos carros sem motoristas, consigo ver um mundo inteiro assim logo logo e acho que é favorável que pessoas busquem empregos e funções cada vez mais significativas. Não se pode parar o progresso.

http://money.cnn.com/2017/08/29/technology/ford-dominos-self-driving-car/index.html

 

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET