Estratégia de Indexação para atingir Autoridade Online

Quando pensamos sobre estar presente na Internet se torna necessário realmente refletir sobre o que isso pode significar. Estar presente online é acima de tudo um esforço contínuo. Mesmo que um site fique tecnicamente parado, ou seja, sem atualizações, o site precisa de manutenção no sistema de gerenciamento de conteúdo, com upgrades constantes para assegurar estar atualizado, a hospedagem também precisa estar em dia assim como a renovação do registro do domínio. Como podem ver existe uma grande variedade de ações que precisam ser executadas para estar online. Vou dar um exemplo.

Quem está online evidentemente tem um objetivo, independente do qual seja. A iniciativa sempre tem propósito. Nem sempre fica claro, e nem sempre as oportunidades podem ser ceifadas por falta desta identificação pontual do propósito. Identificar os propósitos de gerar uma presença online é fundamental para poder posteriormente alinhar uma estratégia de comunicação que englobe indexação em sistemas de busca e listagens, e também comunique com o público alvo.

Em se tratando especificamente sobre indexação, se torna fundamental conhecer bem o produto ou serviço para poder explorar ao máximo todo potencial. Conhecer as motivações pode trazer maior visibilidade a iniciativa.

Um caso interessante que vou compartilhar com vocês é sobre um de nossos clientes, a ABQRS, associação de química atuante no estado do Rio Grande do Sul. Um dos objetivos digitais desta entidade é nitidamente estar bem posicionada em relação aos nichos que rodeiam a prática da profissão, e isso engloba muita coisa.

Para poder indexar de forma objetiva em termos de interesse é preciso realmente ter capacidade de ser autoridade no assunto, ou seja, ter realmente o produto ou o serviço ideal para solucionar o problema. Neste sentido se torna fundamental entender todas as formas de aplicação e utilização do produto ou serviço, pois somente entendendo e sabendo articular dentro deste segmento é que se consegue de fato atrair para o site pessoas interessadas pelo produto ou serviço. Se você publicar informações que não são objetivamente relacionadas com o serviço ou produto oferecido, você pode até eventualmente atrair pessoas, mas terá dificuldade em manter estas pessoas no website, e muito menos chances de conversão de visitantes em clientes.

Quando se consegue identificar os propósitos da iniciativa se pode gerar resultados diferenciados. No caso da ABQRS, uma entidade importante no segmento da química, ser autoridade nos segmentos de atuação da entidade se torna crucial. Um dos segmentos de atuação da entidade é o de cursos, e um em específico é o de Cromatografia. Para assegurar um posicionamento diferenciado buscamos algumas alternativas, uma delas foi a iniciativa de gerar um Ebook sobre o tema do curso, assim podendo oferecer de forma gratuita informações sobre a matéria, cativando as pessoas sobre as vantagens do curso.

By the way… nós na Delta Design fizemos toda a diagramação do livro.

Ao distribuir o livro gratuitamente online, disponibilizamos um conteúdo diretamente relacionado a química, dentro de um segmento específico, um nicho de atuação bem pontual. Com isso, um Ebook de Quimica ensinando os processos de Cromatografia se torna algo bastante raro e portanto quem estiver efetivamente atuando somando dentro de dois nichos, o de publicar conteúdo digital com uma característica específica, neste caso Ebooks, falando sobre um termos específico do segmento de atuação, no caso química, e mais especificamente um nicho dentro do segmento, que neste caso é a Cromatografia, temos muito mais chances de obter uma boa indexação.
No caso da ABQRS é uma inovação. Nunca antes haviam disponibilizado conteúdo dentro deste nicho com este formato, e de fato são poucas, infelizmente, as entidades que estão de fato produzindo conteúdos com este formato dentro destes segmentos da ciência no Brasil.

O resultado foi no geral bastante positivo. O Ebook em si recebeu boa indexação, aparecendo para mim em primeiro lugar, segundo e terceiro, o que deve indicar que outras pessoas também estão tendo este resultado, o que é ótimo para o objetivo da ABQRS de distribuir conhecimento e capacitar pessoas para compreensão da química e do ofício da profissão.

Agora quem procurar pelo conteúdo e principalmente dentro do formato de Ebook poderá encontrar o site da ABQRS e conhecer muito mais sobre a entidade que tem muito a oferecer ao profissional e estudante de química.

Outro resultado relevante que vale a pena exibir é a busca para o curso de cromatografia em Porto Alegre, onde a ABQRS também está despontando em um ótimo posicionamento.

Entre 91 mil resultados, o primeiro que aparece é o da ABQRS (depois dos anúncios). Porque fizemos publicações em outros de nossos sites, estes também aparecem nos resultados, desta forma inclusive ampliando a presença do curso nas respostas da busca.

 

Como podem perceber, buscar indexação é uma questão de compreensão de diversos fatores, começando pela compreensão do produto ou do serviço, e a partir disso gerar conteúdo que seja realmente relevante para as pessoas que podem de fato se beneficiar deste produto ou serviço. Desta forma atraímos pessoas interessadas e com isso conectamos efetivamente pessoas e entidades para de fato melhorar suas vidas. Ajudamos os sistemas de busca em tornar essas informações disponíveis para as pessoas que procuram por elas e ampliamos a autoridade digital da entidade que representamos.

E agora, pra finalizar, fica aqui meu convite pra todos conhecerem o Ebook de Cromatografia.
http://abqrs.com.br/download-gratuito-e-book-cromatografia/

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET