Estratégia para Website de Revenda de Automóveis

Estive recentemente fazendo uma visita para uma revendedora de automóveis, e a partir disso tive a oportunidade de iniciar uma pesquisa muito interessante sobre o nicho de venda de carros.
É interessante perceber como a venda de veículos despencou nos últimos anos. O percentual de diminuição de vendas é alto. Em 2015 a Auto Esporte disse que teve uma diminuição de 31,4% nas vendas de Veículos.

Justamente por estar enfrentando uma queda nas vendas é que se torna necessário ampliar a comunicação e divulgação, porém que meio é o melhor para fazer este tipo de investimento? É claro que é a Internet. Onde você pode estar conectado com seus clientes diretamente. E cada interatividade gera dados que podem ser convertidos em inteligência para novas ações de comunicação.

Após investigar pouco menos de 100 sites de revendedoras de carros percebi que existe um problema no segmento inteiro, onde a grande maioria dos websites do segmento estão defasados, desatualizados, com estruturas antigas, que estão impedindo que estas empresas estejam posicionadas de forma correta na Internet. Outro problema recorrente são as empresas que estão distribuindo suas informações unicamente através de perfis em outros sites, sejam estes redes sociais ou guias e sites de classificados.

Força Digital de uma Revendedora de Veículos

Toda empresa tem oportunidade na internet, basta saber onde procurar. No caso de uma revenda de carros, são os produtos e os diferenciais e particularidades dos automóveis que estão a venda que permitem a criação de conteúdo virtualmente infinito.
Ter um “estoque” de conteúdo continuamente sendo distribuído através do website para todas as redes sociais é fundamental para assegurar a visibilidade e o branding da empresa. Cada novo conteúdo publicado no website é também uma porta de entrada para visitantes que possivelmente poderão ser convertidos em clientes.

Detalhes, detalhes e detalhes

Conhecer o produto sempre é o que faz a diferença entre o bom e o mau vendedor.
saber descrever, com fotos e textos as vantagens, os detalhes que podemos ser interessantes para os clientes interessados, além de saber explicar as origens das peças, dos designs, dos aparelhos, dos tecidos e cores, afinal, um veiculo é uma experiência existencial para muitas pessoas, é uma parte importante de suas vidas e muitas inclusive passam muitas horas de seus dias dentro dos seus veículos.

O segredo está em saber detalhes um veiculo ao ponto de criar uma conexão pessoal com o produto, fazer o cliente experimentar e desejar a experiência de ter o veículo.

Este detalhamento deve ser produzido em media digital, ou seja, em texto, imagens e vídeos. Sendo que texto é o mais importante principalmente para poder assegurar posicionamento em sistemas de busca e ter o que compartilhar nas redes sociais. Em se tratando de redes sociais, se torna interessante ter uma imagem de boa qualidade para ilustrar a publicação. A imagem deve estar presente na publicação do site e ser compartilhada em conjunto com o título e uma descrição nas redes sociais.

Valor digital do Conteúdo

Todo conteúdo distribuído na Internet gera uma valor digital que fica diretamente atrelado ao local onde ele está publicado. Se a empresa publica o conteúdo em uma rede social em um site de classificados, este conteúdo que é exclusivo passa a gerar valor digital para aquele endereço na Internet.
Através de um website da empresa, todo conteúdo que nele for publicado estará gerando valor digital para o site, ampliando sua importância e relevância na Internet. Portanto quanto maior for o número de informações que estiver presente no website, maior sera sua capacidade de indexação, e por consequência maior será o número de pessoas que irá encontrar o website através de listagens e de pesquisas em mecanismos de busca.

Dar todo esse valor digital para outras empresas é um grave erro. Publicar conteúdo original em outros websites pode parecer o caminho mais fácil, mas em médio e longo prazo, todo este trabalho de desenvolvimento e produção de conteúdo acabará sendo totalmente em vão para a empresa.

Website próprio

Ter o próprio website torna possível para a empresa de revenda de veículos aproveitar todo conteúdo produzido, gerando valor digital para a empresa na Internet por todo tempo que o site existir. Cada produto deve ter seu próprio endereço, com uma descrição muito completa, informando detalhes sobre o produto e uma serie de fotos e imagens que irão auxiliar na compreensão do produto.
Cada produto disponibilizado acaba se tornando um endereço exclusivo de entrada para o website. Posteriormente é possível analisar as estatísticas do website e identificar quais produtos estão trazendo maiores resultados e gerando maior interesse.
Ferramentas que permitem a pessoa visitante entrar em  contato demonstrando interesse pelo produto e opções de compartilhamento do produto através de redes sociais também é fundamental.

Automatização de compartilhamento

O website deve ter ferramentas que tornem possível não somente agendar as publicações, mas também distribuir de forma automatizada as atualizações do website para as redes sociais e sistemas de busca. Tendo um volume contínuo de informações sendo publicadas no website constantemente permite articular amplamente as redes sociais, abrindo mais oportunidades de interação com visitantes.
Ao compartilhar os conteúdos nas redes sociais, o website estará atraindo mais visitantes para conhecerem os demais produtos, e agora em um ambiente controlado, onde a comunicação da empresa poderá ser muito mais incisiva e marcante gerando uma boa experiencia para a pessoa visitante.

 


Espero que as dicas acima tenham ajudado um pouco a entender como operar de forma competitiva na Internet. Se você ficou com dúvidas, fale comigo. riclops@gmail.com

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Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET