Fazer Dinheiro com Vídeos no Youtube

Como eu trabalho com Internet eu recebo esta pergunta muitas vezes. “Como Fazer Dinheiro com Vídeos no Youtube?” As pessoas querem muitas vezes um jeito fácil e rápido de ganhar dinheiro, e por saberem que o Youtube paga para pessoas que publicam vídeos, a curiosidade é enorme. Apesar de eu não ser um vlogger, eu tenho um canal no Youtube que ensina WordPress. Eu decidi escrever um pouco sobre este assunto já que tenho conversado sobre isso com cada vez mais clientes, amigos e familiares.

O Youtube é uma plataforma de publicação de vídeos que funciona super bem, é muito fácil publicar vídeos, e o sistema tem ferramentas que realmente facilitam a postagem e gerenciamento dos vídeos. Isso torna a plataforma um dos locais de maior acesso e entretenimento do mundo, mas também significa que existe uma grande quantidade de competitividade dentro do ambiente se analisarmos pelo aspecto comercial.
Fazer dinheiro com o Youtube não é fácil como parece. Exige muito trabalho e investimento tanto de dinheiro quanto de tempo.

Se você fizer o treinamento do próprio Youtube para entender como monetizar vídeos, você vai constatar uma coisa que eu considero fundamental, o público. Não adianta ter anúncios em seus vídeos se os vídeos não tiverem público. O foco maior portanto precisa ser em obter público para seus vídeos.

Depender de Viralizar

Dificilmente você vai conseguir viralizar um vídeo e ganhar com isso sempre, e mesmo que um de seus vídeos viralize, essa viralização pode não durar para sempre. Esperar por este tipo de resultado é muita ingenuidade e ao mesmo tempo não é algo que se possa depender. Se você está pensando seriamente em fazer dinheiro com vídeos no Youtube, você vai ter um longo caminho a percorrer.

Periodicidade e Volume

Postar conteúdo periodicamente é fundamental, sem uma frequência constante de publicações você não vai conseguir fidelizar seu público. Sei que não é fácil garantir uma rotina de publicação de conteúdo, ainda mais se tratando de produção de vídeos mas ter vídeos sendo publicados em seu canal do Youtube de forma regular gera uma expectativa do seu público.
O volume de conteúdo disponibilizado também é muito importante. Quanto maior for o volume de vídeos publicados, maior serão as chances de pessoas assistirem algum de seus vídeos, e se elas gostarem elas poderão se inscrever em seu canal recebendo notificações dos próximos vídeos postados assim como receberem também um volume maior de recomendações do Youtube para assistirem seus vídeos. É importante pensar na periodicidade de publicação de conteúdo. Se você postar 1 vídeo por semana, pode demorar um tempo até você começar a ter um público. Existem canais que postam vídeos super elaborados 3 vezes por semana, e até canais que posta vídeos diariamente.

Qualidade do Conteúdo

Está talvez seja a questão mais importante de todas. O conteúdo que você for disponibilizar em seu canal de YouTube precisa ser util de alguma forma para poder gerar público. No geral conteúdo leve e que é aceitável para todos os públicos é importante. Se você estiver planejando criar conteúdo para um nicho específico, é melhor estudar o nicho antes e ver se vale a pena ingressar neste projeto, pois existem nichos que são muito acessados, como por exemplos os tutoriais, os vídeos de make up, os game plays, entre outros, mas existem nichos que são tão técnicos e tão orientados a um grupo tão seleto que talvez se sua motivação seja capitalizar diretamente através do Youtube você queira rever seu projeto.
Independente do conteúdo que sera gerado é importante levar em consideração o público que estará visualizando este conteúdo. Ninguém gosta de vídeos longos e chatos, e para sair do vídeo é muito fácil, o Youtube disponibiliza ao lado de todos os vídeos opções de vídeos similares, portanto se você tiver um conteúdo raso, ou chato, as pessoas provavelmente vão sair fora.
Pense sempre em como deixar os vídeos interessantes e uteis para seu público.

Faça um Planejamento de Produção

As vezes quando pensamos em fazer um vídeo, em um primeiro momento ele pode parecer fácil, mas na hora de partir para a produção você pode se deparar com alguma barreira.  Talvez falte uma informação, talvez o ambiente, a captação, ou algum outro fator seja um problema. O ideal é planejar o conteúdo, desta forma você minimiza contratempos.
Uma dica legal é planejar o conteúdo adiantado de um mês por exemplo. Assim você não corre o risco de estar perto do deadline para publicar um novo vídeo e ser surpreendido por um contratempo e acabar atrasando a publicação do video para eu público.

Bom, espero que eu tenha ajudado você de alguma forma com o texto acima. Eu provavelmente vou acabar retornando nestes tópicos de fazer dinheiro online, Youtube e produção de conteúdo em um futuro próximo aqui no site, pois um post para falar tudo é muito pouco, e se eu ficar escrevendo muito, o post vai ficar extenso demais.

 

 

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET