A importância do endereço do conteúdo online

O local onde você publica seu conteúdo é importante. Dependendo de onde e de que forma você publica conteúdo online, o seu conteúdo pode estar perdendo amplamente o valor digital que ele merece.

Conteúdo é a parte mais importante da Internet, o que seria da Internet sem conteúdo? Nada. Tudo depende exclusivamente e extensivamente do conteúdo. No momento que você passa a produzir conteúdo você passa a agregar valor para a Internet como um todo, afinal todos que quiserem poderão acessar o conteúdo que você desenvolveu e se beneficiarem com ele. Porém existem milhares de plataformas de publicação de conteúdo e nem todas estas plataformas são de fato eficientes na questão de ajudar o conteúdo digital a obter a valorização que este conteúdo merece.
As vezes como iniciante, muitas pessoas acabam buscando as ferramentas que aparentam serem mais fáceis de administrar. É uma mistura de falta de conhecimento técnico aliado ao imediatismo de ter um site online que faz com que pessoas acabem optando por ferramentas que não são tão eficientes.

Como eu sou das antigas da Internet, eu entendo muito bem como empresas ampliam seu valor digital na internet, e uma das formas de fazer isso é justamente disponibilizando estruturas gratuitas para que outras pessoas utilizem estas estruturas para publicar conteúdo. Claro, o conteúdo acaba gerando valor digital para o endereço onde ele está publicado, e este endereço é invariavelmente um sub domínio de alguma empresa.

Independente de ser uma plataforma de blog ou uma rede social, todas estas empresas apostam na vontade dos usuários de Internet de compartilharem suas informações.
Ao usarem estas plataformas todas para publicação de seus conteúdos, estas plataformas acabam recebendo o valor digital de todas as informações publicadas, enquanto que a pessoa que está publicando, esta apenas recebendo os privilégios de não ter de arcar com os custos de manutenção destas informações online. A primeira vista parece ser um ótimo negócio. A empresa fornece toda a estrutura e o usuário entra com o conteúdo, mas na realidade estas informações que deveriam ser consideradas exclusivas e privilegiadas acabam se tornando informações de propriedade conjunta com as empresas, que então utilizam estes dados para obter lucro, seja exibindo anúncios, desenvolvendo pesquisas, e até mesmo compartilhando estes dados. Enquanto isso o usuário que gerou e produziu todo conteúdo acaba não obtendo o controle do valor digital do conteúdo que é no final das contas a coisa mais importante de todas.

Acontece que para você armazenar uma infinidade de conteúdo em uma plataforma web própria é muito fácil e barato, nada justifica você doar seu conteúdo integralmente para outras empresas apenas em troca de um sistema e armazenamento.
A tendência é que o armazenamento digital de informações seja cada vez mais barato. Empresas que oferecem estrutura gratuita para publicação de conteúdo sabem disso e apostam justamente que no futuro, quando estas informações tiverem ainda mais valor digital, o custo para manter estas informações disponíveis online será ainda mais barato.

Você pode até não se importar agora com o conteúdo que você está publicando gratuitamente dentro destas plataformas, mas acredite, vai chegar um momento em que você pode até vir a se arrepender de ter usado uma plataforma gratuita par distribuir o seu conteúdo.

A melhor alternativa que está disponível hoje na Internet é você ter posse do endereço onde este conteúdo é originalmente compartilhado. Desta forma, todos os demais locais são apenas replicas ou compartilhamentos, mas o original mesmo fica gerando valor digital para o seu domínio. Registrar um Domínio no Brasil é fácil e rápido, você poderia ir agora mesmo e fazer um registro e voltar aqui em menos de 5 minutos. Por outro lado, o domínio é um registro de endereço na Internet, portanto você ainda precisa apontar este domínio para algum servidor de hospedagem, onde serão hospedados o seu website e todo conteúdo que você disponibilizar na Internet.

Felizmente é também muito fácil ter um website profissional, eu particularmente sempre recomendo o WordPress.org para servir de plataforma, e caso você contrate uma hospedagem que tem cPanel, você pode instalar o WordPress facilmente utilizando o Softaculous.
Se isso ainda não for simples o suficiente, você pode contratar um profissional para efetuar a instalação e configuração do WordPress.org em sua conta de hospedagem. Em pouco tempo você vai ter um website totalmente seu e que poderá então servir como plataforma para integrar com todos os perfis e redes sociais da Internet mundial.

Fique  vontade para voltar aqui no blog e receber mais dicas de como melhorar seu desempenho na Internet, eu passo bastante parte do meu tempo desenvolvendo soluções para comunicação de empresas diversas na Internet, mas também aproveito meu tempo livre para dar dicas e recomendar ferramentas que facilitam a vida das pessoas e empresas.

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET