A incrível odisseia que permitiu a estação espacial de existir

Tive a oportunidade hoje de assistir no Youtube um documentário incrível! O documentário do National Geografic faz uma incrível narrativa que demonstra todos os incríveis esforços em diferentes estágios que permitiram a estação espacial internacional existir.

Primeiro os americanos colocaram o homem na lua, em seguida a união soviética conseguiu manter astronautas em órbita por algumas semanas, mas foi quando a colaboração entre as duas frentes iniciou é que o mais incrível e fantástico pode ser alcançado.

O documentário é fantástico pois demonstra cada uma das etapas, mostrando as enormes dificuldades e os esforços e soluções que foram gerados para conseguir trazer resolução para todos os problemas apresentados durante todas as missões.

 

O que fica claro é que a colaboração internacional para buscar soluções para problemas enormes, dez anos de trabalho intensos montando a estação espacial, permitem que agora se tenha uma quantidade enorme de dados e informações sobre a perspectiva de vida humano no espaço. Inúmeras experiências foram testadas no espaço e agora a humanidade inteira pode ter acesso a estas informações.

Eu sempre fico muito empolgado em ver este tipo de colaboração e ao mesmo tempo me questiono, como Brasileiro, por que o Brasil não está envolvido de uma forma mais presente nestes projetos?

O futuro da humanidade está literalmente sendo construído no espaço e passando por cima de nossas cabeças todos os dias, mas praticamente ninguém pensa nisso e se dá conta do tamanho do esforço e do investimento que estão sendo realizados a mais de dez anos para conseguirmos chegar a uma compreensão melhor do que é o universo e como podemos viver nele.

Eu particularmente gostei muito deste documentário em especial porque ele mostra o passo a passo de todas as etapas que levaram a esta empreitada humana. O documentário ajuda muito a entender a evolução das ideias e possibilidades que foram surgindo de uma forma bastante clara e simples. É sem dúvidas um daqueles documentários perfeitos para exibir em salas de aula e também para mostrar como é possível, mesmo entre nações inimigas, naquela época inicial, uma colaboração e compromisso de vidas e bilhões de dolares para atingir objetivos em comum. É o típico exemplo que a humanidade precisa convergir mais e compreender mais. Afinal estamos todos juntos e precisamos deste espírito de equipe em todos os níveis de sociedade. Quando vejo tanta gente se dividindo e até mesmo brigando por coisas tão pequenas, fico bastante decepcionado, pois o exemplo vivo de que podemos atingir coisas incríveis quando pegamos todos juntos, está literalmente passando todos os dias por cima de nossas cabeças.

Hoje é um esforço de 15 países e cinco agencias espaciais.

A Boing tem um Hotsite muito interessante sobre a estação espacial.
http://www.boeing.com/space/international-space-station/

É também possível acessar o feed ao vivo da estação e assistir enquanto ela circula pelo planeta:
https://www.youtube.com/watch?v=RtU_mdL2vBM

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET