João Batista de Resende e o Limite da Internet

Como empresário de longa data sempre tentando sobreviver com a empresa em meio a um mercado hostilizado pelo governo, sempre me entristece ver que no Brasil a forma como algumas empresas atuam chega a ser beirando a criminalidade quando decidem oferecer pacotes extremamente reduzidos de taxa de transferência de dados para os consumidores Brasileiros.
Nossa Internet corre o risco de ser uma das mais caras do mundo, sem ter sequer a qualidade de transmissão de dados que podemos encontrar em grande maioria dos paises desenvolvidos.
É compreensível que a Internet seja contratada por consumo de banda, mas os planos pequenos inviabilizam o negócio de muitas empresas. Ver o presidente da Anatel simplesmente aceitar o abuso oferecido pelas empresas é ao mesmo tempo assustador e também muito nocivo a nossa imagem perante o mundo. Investidores certamente vão pensar mais de duas vezes antes de decidirem investir no Brasil.
Sem dúvidas algo deu muito errado, a limitação de transmissão de dados do Brasil se torna visível e preocupante.

A nova Internet do Brasil é uma censura com certeza a toda a capacidade de comunicação e aprendizado no Brasil.
A ANATEL é amplamente criticada por toda a rede, inclusive sendo considerada talvez uma formação de Cartel o que as empresas fizeram, fazendo com que a credibilidade da ANATEL vá para as cucuias.
João

O TECMUNDO publicou uma reportagem extensa e que contém uma grande quantidade de informações didáticas sobre o problema que estamos enfrentando.

http://www.tecmundo.com.br/banda-larga/103564-inferno-internet-piorar-novas-limitacoes-operadoras.htm

A revolta é generalizada:

 

PETIÇÃO

Está rolando a petição no link abaixo:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Vivo_GVT_OI_NET_Claro_Anatel_Ministerio_Publico_Federal_Contra_o_Limite_na_Franquia_de_Dados_na_Banda_Larga_Fixa/?email

 

Para mim que trabalho com Internet, entendo que não existem recursos ilimitados no mundo, mas também é necessário haver algum bom sendo por parte dos empresários e do governo para entender que impossível se manter a qualidade da comunicação digital, seja para fins de entretenimento ou educação, ou para negócios e comunicação, simplesmente os planos oferecidos (que podemos ver no post do Tecmundo  no link acima) são ridículos, colocando nossa Internet beirando a impossibilidade de ser útil.
Se por ventura estas operadoras conseguirem passar este tipo de ação, empresas de desenvolvimento de Internet, que já são poucas, serão menos ainda.

Mas devemos acreditar no bom sendo da justiça e que estas operadoras não terão sucesso com a alteração.

A situação está mudando, porém o acesso ainda não está garantido.

E por fim, deixo o discurso da nossa atual presidente:

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET