Modernização acaba com a religião

É um processo evolutivo humano já identificado faz algum tempo. Locais com mais modernização estão cada vez menos religiosos. Existem evidentemente inúmeros fatores que podem ser apontados para esta migração, desde acesso a conhecimento científico assim como também maior poder aquisitivo da população que permite escolhas, religião está perdendo participantes de todas as formas, seja em pesquisas populacionais, seja em presença nas igrejas, as religiões estão tendo uma baixa que é, segundo David Voas irreversível.

Fica claro que países mais modernos com melhor qualidade de vida e mais acesso a informação para a população em geral estão tendo uma queda de população religiosa, e segundo o palestrante do vídeo abaixo, David Voas, este é um processo irreversível.

A medida que os países do mundo todo se modernizam, a tendência é exatamente a mesma, ou seja, a perda de interesse das pessoas pelas religiões.

 

A sociedade mundial está se transformando, as coisas estão mudando. Realmente é irreversível a modernização das sociedades. O declínio das religiões na sociedade vem através da amplitude de conhecimento que pessoas passam a ter acesso diretamente, ou seja, a medida que pessoas tem uma qualidade de vida melhor, elas também passam a ter mais tempo para estudarem e aprenderem sobre como as coisas funcionam, e acabam deixando de lado as explicações sobrenaturais da religião.

As pessoas são evidentemente menos religiosas que os seus pais, e apesar do processo parecer lento, é inevitável, talvez em algumas décadas a grande maioria da população mundial se torne completamente secularizada.

David Voas argumenta que é um processo irreversível, e ele tem razão em todos os seus argumentos. Achei o vídeo bastante interessante!
Qual a sua opinião?

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET