O poder da recomendação na conversão de clientes

Vender online é uma arte. Ao publicar online um produto além de ter informações completas sobre os produtos também é muito atrativo trazer opções de interatividade para o público. A grande maioria das vezes às pessoas são motivadas por outras pessoas a adquirirem ou não um determinado produto.

Auxiliar o compartilhamento em redes sociais

Em lojas de e-commerce de grande volume de produtos é muito comum encontrar ferramentas de compartilhamento para as principais redes sociais. O compartilhamento em redes sociais é fundamental para atrair novos clientes. Auxiliar os visitantes através de ferramentas insite para que compartilhem os produtos é uma boa estratégia e dependendo do tipo de produto oferecido pode acabar recebendo milhares de compartilhamentos, o que resulta em uma visibilidade muito maior de um produto e também da marca do e-commerce.

Avaliações de Clientes

Outra ferramenta de interatividade muito importante é a opção de fazer uma avaliação do produto. Neste caso os clientes que já adquiriram os produtos são convidados a darem uma pontuação e também escrever uma avaliação em poucas palavras. Vemos isso repetidamente nas maiores lojas do mundo. O feedback real do cliente sobre o produto adquirido é um enorme impulsionador de novas vendas.

Sites como o Google Play sabem disso e usam extensivamente esta estratégia para ampliar a aceitação de novos Apps. Os próprios desenvolvedores de Apps também usam estratégias internas, pedindo ao usuário para escrever uma avaliação. Lojas de produtos físicos como as Americanas, Magazine Luiza, Ponto Frio, entre muitas outras, inclusive as que nós desenvolvemos na SitesProWeb (O Café, DinamicoFM, Barbara EuroShopping, Descosturados, etc) , todas utilizam mecanismos que incentivam os clientes que adquiriram os produtos a fazerem uma resenha avaliando o produto.
Nestes casos o poder de uma avaliação positiva é tremenda. Simplesmente ajuda muito a vender um produto quando alguém que já comprou aquele produto tem uma boa opinião sobre ele. Ajuda muito mais quando um grupo de pessoas tem uma boa opinião.

Como estratégia, é uma boa prática para as empresas de E-commerce entrarem em contato com clientes e pedirem que esta avaliação aconteça.

Produção de Cases Reais em formato de Recomendação

Recentemente iniciamos uma produção  de vídeos para um grupo de Danças Gaúchas com mais de 25 anos de tradição, e como esperávamos, este pessoal tem muita recomendação de seus clientes.
Fomos conhecer os clientes e deixar eles contarem suas histórias para a câmera. O resultado foi incrível. O Danças Gaúchas recebeu de presente de seus clientes as melhores e mais emocionantes recomendações que se poderia imaginar. Pessoas que realmente viveram bons momentos dentro do grupo e que fazem parte do grupo até hoje.

Ampliando o poder da recomendação como estratégia de comunicação

Acontece que é sempre muito legal ter conteúdo de qualidade para compartilhar na Internet. Um vídeo então é conteúdo premium! Disponibilizar de graça um vídeo com pessoas falando de seu produto ou serviço é uma forma muito boa de aumentar as conversões. É uma oportunidade de articular todas as redes sociais, e no caso do Danças Gaúchas, ainda poder contar com uma rede de pessoas conectadas e envolvidas que apoiam publicamente a iniciativa é algo realmente incrível!

Através da nossa estratégia, conseguimos mais de 50 cadastros para o curso através do website nas primeiras semanas de campanha e ampliamos a visibilidade do curso para mais de 80 mil pessoas, e os vídeos continuam sendo compartilhados dentro das redes sociais continuamente.

Fazendo os vídeos pudemos ampliar o poder da recomendação dos clientes, e através de uma estratégia simples de divulgação conseguimos atrair novos clientes. Além disso, agora são dezenas de milhares de pessoas que conhecem a marca do Danças Gaúchas por todo Brasil e pelo mundo e que ficaram com uma ótima impressão sobre o trabalho realizado pelo grupo.

 

 

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Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET