O Poder do Rascunho no WordPress

Uma das coisas mais difíceis para todo mundo que desenvolve conteúdo e posta conteúdo digital é ter continuidade. Se você por acaso acompanha meu blog já deve ter percebido que existem períodos que fico um tempão sem postar nada. Geralmente isso acontece porque estou envolvido com tantos outros projetos que o tempo acaba não sendo suficiente para poder postar diariamente apesar de ter conteúdo para tanto.
Claro que é um erro meu que pretendo corrigir.

Se você tem um blog e está constantemente criando conteúdo, as vezes é interessante planejar os posts.
O planejamento de posts  pode se dar de várias maneiras, uma delas é criando rascunhos de conteúdos que você gostaria de escrever sobre, mesmo que você não tenha tempo para finalizar o post, se você salvar um rascunho deste conteúdo será mais fácil retornar posteriormente e finalizar o post.

Escreva suas ideias de Posts nos Rascunhos do WordPress

Se o seu site ou blog é elaborado em cima da plataforma WordPress, você tem sorte! O WordPress além de ser um ótimo sistema para deixar rascunhos, literalmente tem um formulários simples na entrada do Admin, especialmente criado e disponibilizado para autores iniciarem seus rascunhos.
Sempre que você tiver uma ideia, ou encontrou um link interessante, você pode simplesmente abrir seu WordPress e iniciar um rascunho. Se você tornar disso um hábito, você nunca mais ficará sem conteúdo para publicar. Quando estiver com bloqueio de ideias, você pode simplesmente abrir um de seus rascunhos e revisitar aquela ideia anterior e seguir de onde parou.

 

Formulário no Admin do WordPress

Use o App para mobile do WordPress

Acho que nem todo mundo sabe, mas o WordPress tem um App incrível, principalmente para elaborar rascunhos. Apesar do App ser completo para permitir a publicação completa do conteúdo, dependendo da estrutura do site que você utiliza, outras configurações adicionais talvez sejam necessárias devido o tema ou algum plugin, mas para fazer a inserção de um rascunho, inclusive bem avançado, o App editor do WordPress é uma excelente ferramenta. Tenho utilizado cada vez mais!
Se você está no Android você pode baixar de graça o App do Worpress Aqui.

 

Revise seus Rascunhos sempre que possível

Uma coisa que aprendi ao longo dos anos é que não adianta só criar os rascunhos se você não pretende voltar depois e terminar o trabalho. Revise seus rascunhos sempre que for possível. Acesse a lista de posts em rascunho e tente finalizar algum deles, ou vários deles, mesmo que você não pretenda publicar todos de uma só vez. Ter conteúdo pronto para ser publicado é ótimo. As vezes se você tem alguma dificuldade de tempo para poder publicar algo novo, criado do zero, você pode aproveitar algum destes conteúdos já prontos para postar e alimentar o seu público com conteúdo novo!

Eu pessoalmente tento publicar o conteúdo tão logo ele fica pronto. Para mim, importa o tempo em que ele está online, o quanto antes melhor, mas existem aqueles casos em que o post tem mais relevância quando publicado em uma determinada época do ano, que precisam ser preparados e agendados.
No meu caso, quanto mais rápido os sistemas de busca indexarem meu novo post, tanto melhor.
Por isso as  vezes quando tenho 3 ou 4 posts novos em um dia, publico todos mesmo que nos próximos dias, não poste nada. Mas idealmente, para quem está criando público, eu entendo que ter um conteúdo novo por dia pode ser mais interessante para o publico.

Espero que estas dicas tenham te inspirado a começar a prestar mais atenção na importância dos rascunhos!

 

Comentários

Hits: 21

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, Produtor do Corredoras, webmaster em diversos projetos web, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET