O que é bom saber sobre Domínios, Servidores e Websites

Durante todos os mais de 20 anos que trabalho diretamente com publicação de sites, recebo perguntas sobre essa dinâmica entre Sites, Domínios e Servidores, por este motivo, decidi fazer um vídeo explicando de forma básica como funciona.

A Internet é um ambiente interessante. São literalmente centenas de milhares de computadores conectados em uma rede que parece ser invisível, mas onde se encontra praticamente qualquer tipo de informação. Estas informações estão evidentemente armazenadas em algum local, mas como estas informações chegam até onde precisam chegar, e o mais importante para quem quer distribuir e disponibilizar informações, é como fazer para tornar suas informações disponíveis?

Tudo tem um endereço na Internet até mesmo os Servidores

Como você deve já imaginar, tudo tem um endereço na Internet, ou seja, o seu computador, o seu celular, eles tem um endereço que é fornecido dinamicamente para você cada vez que você se conecta. Estes endereços são gerenciados pelas operadoras de comunicação. Quando você acessa um website, este website está na verdade em algum local que também tem um endereço. Estes locais são computadores, são servidores, os servidores são computadores de alta potência com configurações especiais para poderem ficarem conectados. Os endereços são chamados do IP. Os IPs tem o formato a seguir: 123.123.123.123.
Como você pode perceber, não é fácil de decorar endereços IPs para encontrar conteúdos. Além de também não ser nada intuitivo.

 

Comentários

Hits: 15

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, Produtor do Corredoras, webmaster em diversos projetos web, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET