O que é um website?

Hoje decidi fazer um vídeo curto para explicar o que exatamente é um website. Espero que gostem.

Estrutura organizacional de informação de um Website

Em resumo, um website é uma estrutura organizacional para exibir conteúdo de forma prática ou estratégica para que quem acessa por exemplo um website de uma empresa ou até mesmo de um perfil pessoal (como é o caso desse site), consiga navegar e visualizar o conteúdo desejado de forma rápida e eficiente.
Empresas e pessoas sempre tem a necessidade de exibir informações, estas informações precisam estar acessíveis de uma maneira que ajuda as pessoas a entenderem sobre o produto, ou sobre o serviço oferecido, e com a internet sendo um ambiente também amplamente comercial, é possível ajudar as pessoas a comprarem estes produtos ou contratarem estes serviços. A estrutura e a forma como estas informações são apresentadas fazem uma enorme diferença. Se um website tem suas informações organizadas, acessíveis e as principais informações disponíveis de forma fácil, isso facilita para o visitante que acessar o conteúdo a encontrar o que esta procurando e decidir se é aquilo que deseja.
Vale a pena estudar o produto ou serviço a ser oferecido, assim ampliando a compreensão sobre o que está sendo ofertado para conseguir de forma prática disponibilizar a informação da melhor maneira para quem está acessando aquele material.

Usar media como recurso para comunicar

Existem vários recursos como por exemplo a incorporação de outros tipos de media, desde o texto, que é o básico, até mesmo fotos e vídeos, arquivos em pdf, e outras ferramentas que podem e em muitos casos devem ser utilizadas justamente para conseguirem auxiliar o visitante a decidir o que fazer, se vai ou não comprar ou contratar o serviço.
Existem pessoas que preferem ler, outras que preferem assistir um vídeo. Não é necessário fazer muita firula, colocar muito enfeite, o importante mesmo é que o website esteja bem estruturado, e nesse sentido, ele deve apresentar de forma objetiva as informações, e também ser rápido ao carregar as informações. Portanto, as vezes tentar enfeitar de mais, tentar colocar elementos desnecessários podem acabar prejudicando a experiência do visitante.

 

A Internet tem um Padrão

A Internet tem um certo padrão de exibição de informações, é importante que o site esteja dentro destas normativas para que o visitante não precise por exemplo, reaprender a navegar em seu site, principalmente se ele já estiver acostumado a navegar em outros sites.
Um website pode ter mil funções e ferramentas de engajamento, mas no final do dia, o que se percebe sempre é que o conteúdo é rei, e que sem um conteúdo adequado, e sem uma estrutura que facilite o acesso a este conteúdo, as chances de conversão são menores.

 

Contate um profissional

Se você não tem experiência em desenvolver seu próprio site, talvez seja melhor contatar alguém que trabalhe com isso, pois apesar de existirem diversos modelos pré prontos na internet, saber estruturar as informações, é um trabalho diferenciado e com o auxílio de um profissional o trabalho de elaboração e publicação de um website pode ser muito mais ágil e eficiente.

Se você quer aprender a fazer websites, você pode acessar meu outro site  (WPTutorial) onde ensino como fazer websites com o WordPress, que é um sistema de gerenciamento de conteúdo muito fácil de usar.

Comentários

Hits: 23

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, Produtor do Corredoras, webmaster em diversos projetos web, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET