Olhar comercial no Selfie Place e suas oportunidades

O Selfie é parte da cultura digital moderna. Quase todo mundo tira Selfie. Desde que surgiram perfis nas redes sociais e as redes sociais se tornaram main stream. Ter ao menos uma foto do seu rosto para postar no Avatar do seu perfil é básico.

Usar a mesma foto em todas as redes também é uma boa dica se você estiver trabalhando o seu “marketing pessoal”.

O Selfie porém tem uma função social no mundo digital. Apesar do seu Avatar ser um bit de informação que ajuda outros humanos a identificarem quem está comunicando, afinal rostos são únicos, portanto mais fáceis de distinguir, o Avatar precisa se manter igual por um tempo para ter a capacidade de fixar entre as pessoas com a quais você está conectado. Acontece que durante o dia a gente faz um monte de coisas, as pessoas participam de eventos, encontros, happenings, gatherings, e muitas outras vivências e experiências que elas gostariam de capturar, e graças a tecnologia agora elas podem. Além disso as pessoas podem querer compartilhar estas imagens justamente para que seus amigos, colegas e vizinhos possam acompanhar suas novidades. Existe a necessidade inegável das pessoas compartilharem suas vidas e isso é bom.

Existem centenas de blogs e sites que chegam a fazer listas de locais ideais para fazerem selfies. O critério varia mas no grande geral nenhum ainda está nem sequer listando os locais comerciais para Selfie. Porém cada vez mais empresas vão começar a investir em oferecer um ambiente ou “selfie spot” promovendo o selfie com a marca. Disney desde sempre tiveram seu local para tirar fotos. Seus personagens no parque param para tirar fotos, e claro os personagens são evidentemente parte da marca Disney.

Comercialmente falando, empresas e espaços que dependem de público deveriam investir mais na cultura do Selfie. Locais comerciais tem muita vantagem em investir e promover os selfies, principalmente se o seu ambiente for decorado de forma diferenciada que permita o reconhecimento pelas demais pessoas que já estiveram lá. A pessoa vê a foto e já se lembra do local.

Ter um ambiente que se pode reconhecer facilmente é uma estratégia que ajuda a ampliar a presença da marca na Internet além de assegurar que o restaurante tenha um ambiente diferenciado para seus visitantes. As pessoas começam a ver outras pessoas que estão visitando o local, começam a ver seus amigos por lá também, é uma forma de impulsionar o branding da empresa, integrando e fazendo parte da vida das pessoas a partir de um ambiente ou local incrível para fotos.

Uma empresa que entende bem disso é a Coca Cola, ela desde muito tempo disponibiliza elementos que propiciam visibilidade da marca. Desde mesas e cadeiras, sombrinhas de mesa, e principalmente a própria embalagem. Isso é uma estratégia que vemos funcionando em praticamente qualquer foto de restaurante que visualizamos, sempre tem uma garrafa de Coca Cola na mesa, ou quem sabe no fundo da foto em alguma outra forma.

Foto aleatória de Família

Para evitar que Coca Cola apareça na foto é praticamente impossível em muitos lugares e situações.

Com esta mesma mentalidade um local como um bar, ou uma cafeteria, danceteria, padaria, etc, poderiam otimizar o interior do seus ambientes para trazer reconhecimento fácil entre as pessoas. Casas noturnas já fazem isso com os banner s nas entradas das festas, geralmente personalizados com as marcas da festa.

Outra oportunidade é de gerar o local do selfie para que as pessoas então decidam usar este local para fazerem selfies quando forem no estabelecimento. Disponibilizar um espaço especial, com um super ultra visual, iluminação perfeita, espelho impecável e o melhor selfie da cidade.

Não é vaidade mas sim humanização. Nada melhor que efetivamente proporcionar momentos felizes em todos os aspectos dentro do atendimento do estabelecimento.

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Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET