Oportunidade de comunicar online

Quando estamos fazendo uma estratégia de comunicação digital para uma iniciativa, precisamos analisar todas as atividades da empresa para identificar o que é oportunidade para virar conteúdo digital.
Identificar estas oportunidades pode significar um aumento significativo da compreensão do público sobre as motivações da empresa, as pessoas envolvidas, e até mesmo como acontecem as ações geradas pela empresa.

Cada novidade transformada em conteúdo digital é uma nova oportunidade de comunicar online com milhares de pessoas. Aumenta a quantidade de informações que existem sobre a iniciativa online, o que também é bom para a indexação.

A grande maioria das vezes as empresas não tem certeza do que é o ideal para gerar conteúdo digital, afinal é muito dificil olhar para si mesmo e enchergar tudo. Por este motivo muitas vezes é importante poder contar com um olhar de fora para trazer alternativas e fazer sugestões que são importantes e pertinentes para a comunicação digital da empresa.

Algumas sugestões que geralmente funcionam:

  • Registrar o método de fabricação de um produto
  • Registrar o processo de implementação de um serviço
  • Registro de antes e depois de um serviço implementado
  • Capturar momentos importantes da equipe
  • Descrever equipamentos, produtos, técnicas ou capacitações utilizadas no trabalho realizado pela empresa.
  • Coletar opiniões e depoimentos de clientes

 

Existem várias formas de comunicar estas informações. Geralmente planejar um arco narrativo para integrar todas as comunicações ao foco central da empresa ajuda a ter uma comunicação que gera continuidade e relacionamento entre informações.

Outra questão que é importante contemplar é quanto vale investir em cada tipo de informação. Uma empresa pode investir amplamente em produção de conteúdo, utilizando uma atividade ou evento para gerar uma grande quantidade de oportunidades de comunicação através da produção de conteúdo digital em formatos diferentes (ex. texto, imagens, áudio, vídeo, arquivos, apps, etc)

Para executar a criação desta comunicação diferenciada é necessário ocorrer um acompanhamento empresarial, onde as oportunidades são encontradas, estudadas e incorporadas na comunicação digital da empresa.

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET