Por que conteúdo é o dono da internet

Todos estamos online na Internet produzindo informações. De fato cada nova ação esta produzindo informações direta ou indiretamente, seja através de buscas realizadas, conteúdo compartilhado, ou até mesmo navegação em websites.

Todas estas informações que são produzidas, são produzidas em cima de conteúdo. Se não houvesse o conteúdo, nada teríamos para fazer na Internet. A Internet mudou o mundo porque possibilitou que as pessoas disponibilizassem conteúdo de forma gratuita online para que outras pessoas pudessem acessar este conteúdo. Todo o resto é montado em cima deste conteúdo.

 

As estruturas web são todas elaboradas e concebidas para distribuir e exibir conteúdo em seus vários formatos.

Determinar qual conteúdo é mais interessante ou qual conteúdo é mais relevante é um processo complicado o qual ferramentas e sistemas com inteligência artificial estão cada vez mais bem treinador para solucionar, existem até iniciativas de entidades que utilizam a inteligencia artificial para gerar conteúdo.

Consumir conteúdo digital se tornou parte do DNA humano em maioria do mundo moderno. Hoje consumimos informações e conteúdo digital muito mais do que consumimos outros formatos de conteúdo como livros, televisão, rádio, jornais, revistas, etc. Estas medias todas estão migrando para a Internet, pois sabem que seu conteúdo tem muito mais valor online do que em seus formatos anteriores.

As ferramentas de publicação de conteúdo também ficaram fáceis de gerenciar e de manipular, incentivando que as pessoas possam produzir seus conteúdos independentemente. Existem iniciativas que estão online que não investem um centavo em estrutura e investem todo seu tempo e esforços em produção de conteúdo.

Sistemas como o Youtube revolucionaram a produção de vídeos permitindo que qualquer pessoa com uma câmera, ou até mesmo com o Smartphone pudesse gerar conteúdo exclusivo e gerar público. Ferramentas como o Blogspot, Tumblr e WordPress permitem que quem escreve textos e produz imagens possa também distribuir seus conteúdos. Até mesmo o Instagram que é uma ferramenta minimalista de compartilhamento de fotos ganhou incrível notoriedade e hoje já faz parte da vida de muita gente.

Todas estas ferramentas são uma constante iniciativa das gigantes da Internet de obter e incentivar produção de conteúdo, pois sem conteúdo a Internet para. Se todos que produzem conteúdo decidissem parar de produzir conteúdo, eventualmente as pessoas iriam acabar  esgotando as possibilidades de conteúdo interessante para consumir, pois apesar de existirem milhões de horas de conteúdo disponível na Internet, as pessoas acabam apenas consumindo conteúdo de seu interesse.

Ser produtor de conteúdo é uma tarefa relativamente fácil, uma vez que você estabelece seu nicho de interesse, basta você escrever, falar, fazer fotos, ou filmar sobre este tópico, você estará contribuindo para a reciclagem de informações da Internet.

Embora a Internet seja o melhor lugar para consumir conteúdo didático, também existe todo um lado de entretenimento que se tornou maduro, as pessoas acessam a Internet e consomem conteúdo inteiramente dedicado ao entretenimento.

O conteúdo está presente em todas as instâncias, mesmo em ferramentas e plataformas de venda, é o conteúdo disponibilizado sobre o produto ou serviço que impulsiona as vendas, sem uma foto adequada do produto, sem as informações sobre o produto, dificilmente alguém investiria seu dinheiro naquele produto, portanto a produção de conteúdo digital torna proporções inéditas, sendo parte crucial de toda movimentação online.

Independente de ser uma frase, uma foto, uns segundos curtos de um vídeo caseiro, ou um blog com milhares de posts, um seriado, um filme, é o conteúdo que movimenta a Internet e torna ela o sucesso que é hoje e permite que outras iniciativas estejam migrando para a Internet para aproveitar o público e a facilidade de comunicação com ele, através evidentemente de conteúdo.

Lembre-se sempre de que quando você tiver uma ideia para a Internet, em algum momento, e provavelmente logo, você vai se deparar com a necessidade de produzir ou contratar quem produza conteúdo digital.

 

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET