Por que Feed RSS é uma ferramenta que merece atenção

Desconhecido por grande maioria dos usuários da Internet, o Feed RSS é uma das ferramentas mais incríveis da comunicação e distribuição de conteúdo de toda a Internet.

Infelizmente nem todos os sites disponibilizam Feed RSS, mas a grande maioria dos websites mais modernos disponibilizam esta opção. As vezes o Feed RSS está escondido, ou não está diretamente visível. Isso acontece as vezes porque os próprios donos dos sites não entendem as vantagens desta ferramenta.

O Feed RSS é a forma mais “de boas” de transmitir e receber informações. Para entender sua importância, é  necessário analisar algumas outras ferramentas que fazem funções similares.

O Mailing List, apesar de ter evoluído ao ponto de você saber quem e quando o email foi aberto e lido e os links dentro dele clicados, é uma ferramenta que exige o envio contínuo das mensagens, causando consumo de banda e de transmissão de dados, e além disso também faz com que os recipientes da newsletter também tenham de armazenar as mensagens enviadas. Se queremos ser honestos, não é o método mais ecológico e econômico. É talvez o método que mais causa consumo e gasto para todo mundo.

As Redes Sociais também funcionam como agregadores de certa forma, o problema é que você pode decidir seguir tanta gente e tanta empresa que você não consegue acompanhar todas as atualizações de todos, os próprios sistemas das redes sociais são construídos para exibir as atualizações apenas para um percentual de pessoas (em alguns locais é estimado ser apenas 10%). E tem a questão da Timeline. Se a publicação saiu pela manha e você não estava online, talvez você não tenha a oportunidade de ver a publicação mais, mesmo tento assinado para receber.
Depender das Redes Sociais  para se manter atualizado com relação ao conteúdo desejado é um engano. Você vai perder muito conteúdo.

O Google Alerts é uma ferramenta que envia emails com atualizações para tópicos definidos por você, mas nem tudo passa pelo sistema do Google e desta forma apesar de você receber emails sobre novidades, você não tem uma assinatura específica, e o problema de armazenamento das mensagens na conta de Email se perpetua, além do fato de que é uma ferramenta que funciona unicamente através do Email do Google, o Gmail.

Agora vou tentar demonstrar como o Feed RSS é superior em todos os quesitos e merece o respeito de todos.

Principalmente espero incentivar mais pessoas a utilizarem esta ferramenta.

O Feed RSS é uma ferramenta que fica disponível através de websites dinâmicos. Publicando de forma pura o conteúdo que é disponibilizado no website. Cada canal de Feed permite a leitura dos conteúdos daquele canal. Um canal pode ser o compilado de atualizações de um site, ou somente as atualizações de uma determinada categoria do website.
A diferença é que o conteúdo vem puro, e não é “enviado” nem “empurrado” para você. Simplesmente você conecta o seu agregador ao endereço do Feed e baixa as atualizações desejadas.

As vantagens são gritantes nesta forma de comunicação! É o método mais vantajoso para todos os envolvidos, tanto os editores do conteúdo quanto os consumidores.

Econômico – O Feed RSS não requer nenhuma ação adicional, nem armazenamento, nem envio de conteúdo. Simplesmente é uma forma de organizar conteúdo lido ou não, recebendo este conteúdo de forma direta. Todo o processo de acesso ao conteúdo é efetuado sem consumo desnecessário de processamento, sem consumo desnecessário de transmissão de dados e sem armazenamento desnecessário.

Garantia de Acesso ao conteúdo – O Feed RSS exibe as últimas atualizações do website, portanto você pode utilizar um agregador que ajuda a filtrar quais atualizações foram lidas ou não, ajudando amplamente a você nunca mais perder nenhuma atualizações dos sites que você curte. Ao contrário de outras ferramentas e outros meios, você sempre terá como ver as atualizações dos sites que você selecionou.

Velocidade – Por você não depender de nenhuma ferramenta de automatização de retransmissão ou de verificação de atualização, o Agregador conecta diretamente com o Feed e recebe os cabeçalhos dos conteúdos disponíveis. Se houver um conteúdo novo disponibilizado, você terá acesso imediatamente. Agregadores também podem pingar os sites cadastrados para verificar se há novidades.
A busca por conhecimento e acesso a informação na Internet com o Feed RSS se torna muito mais fácil. Ao invés de você procurar diariamente, verificando os conteúdos nos sites que você já conhece, você passa a poder contar com o seu agregador para verificar quais dos sites que você acompanha que tiveram atualizações.

O tempo que antes se utilizava para localizar algo interessante para ler agora pode ser utilizado para buscar novas fontes de informações. Depois de incluir a fonte de informação em seu agregador, você poderá contar com as atualizações sempre sem precisar fazer novas buscas. Com a vantagem de receber e se atualizar de todas as novidades destes sites.

Espero ter despertado o interesse de alguém com este post =)

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET