Produzir conteúdo para comunicação digital

Estar presente em uma Internet cada vez mais competitiva onde ferramentas são cada vez mais lineares faz com que o teor do conteúdo apresentado seja o ponto alto da competitividade. Não basta mais ter volume, mas é preciso ter volume com qualidade.

Fazer um post por dia no blog é uma grande vantagem, o volume de conteúdo disponibilizado sempre vai estar abrindo novas portas e trazendo novos visitantes.

 

Escrever um texto é fácil, todos os principais sistemas de gerenciamento de conteúdo disponibilizam ferramentas de gerenciamento de texto que são bastante avançadas e permitem uma formatação criativa. A principio, todas as pessoas que gerenciam conteúdo digital estão basicamente usando ferramentas bastante similares. O que diferencia as marcas de maior sucesso são as prioridades que são definidas para a produção de conteúdo.

Planejamento do Conteúdo

Enquanto é muito legal ter a espontaneidade na produção de conteúdo, contando histórias do dia a dia por exemplo, ter planejamento de produção de conteúdo ajuda a focar em objetivos maiores do que apenas “estar presente”.

Se você tem uma serie de informações que deseja passar para o seu público, você vai querer otimizar cada informação de uma forma que você tenha certeza que este público conseguiu entender a mensagem.
As pessoas são diferentes porque seus cérebros são diferentes, portanto a forma de consumo de informações que para uma pessoa pode ser ideal, para outra pode ser menos interessante.

Ver é mais importante do que ler

A Internet é rápida e por este motivo ler informações em muitos casos é um processo que demanda mais tempo. Por outro lado, muitas vezes se torna também mais fácil comunicar a mesma informação através de formatos mais entretedores. Vídeo sendo o principal.

Quando geramos um vídeo com alguém lendo um texto, já torna o conteúdo muito mais interessante do que um texto. As pessoas gostam de ver outras pessoas, e o fato da pessoa na tela estar falando, permite que a informação seja ouvida, e assim, podemos desviar nosso olhar da tela, perceber outras coisas, e ao mesmo tempo seguir consumindo o conteúdo. Em um ambiente cada vez mais mobile, é fundamental poder ter esta liberdade.

Enquanto isso, para ler um texto com a mesma extensão de informação, precisamos focar um dos nossos principais sentidos 100% naquele conteúdo por escrito, e se por acaso algo nos distrai, as vezes mesmo que momentaneamente, podemos inclusive acabar “perdendo o fio da miada” tornando todo investimento de tempo até ali talvez até inutilizado. Este processo frustrante acontece muito, e por isso acabamos desencorajados de ler textos mais extensos.

Textos curtos por outro lado, fazem sucesso, como podemos ver em ferramentas como o Twitter, que sempre investiu em 140 caracteres. O Facebook recentemente inovou colocando opções para criar “cards”.  Se você vai postar um texto com poucas palavras, a tela se ajusta de forma que aquele texto se torna grande e até opções de fundo podem ser selecionadas.

Se torna claro que a opção de texto mais eficiente na Internet são os textos curtos, principalmente na comunicação de marketing digital. Até mesmo ferramentas como o WordPress que gerencia a grande parte dos websites da Internet possui a ferramenta de publicação de textos curtos. Quem descobriu isso foi o Twitter, tanto tempo atrás que muitas pessoas já nem usam mais seus twitters como usavam antigamente, apesar de ser uma das melhores maneiras de comunicar online.

Se transmitimos a mesma informação através de vídeo, as pessoas compreendem melhor as informações, pois estamos usando os sentidos que as pessoas estão acostumadas a usar no dia a dia.  Mesmo com advento do chat existente a mais de década, ferramentas como o Whatsapp são um sucesso por causa da possibilidade de transmitir áudios.

Ler um parágrafo inteiro por chat é muito desanimador, mas ouvir o mesmo parágrafo em um áudio torna o volume de informações mais acessível e tolerável de consumir. Por isso o Whatsapp se tornou tão forte, apesar de ter opção de envio de mensagens por texto, sua grande ferramenta é o Áudio gravado.

Experimente novas maneiras de comunicar e você vai descobrir que existem vantagens em todas elas.

O mais importante porém, é buscar estar sempre presente para seu público. Estar presente faz a diferença, as pessoas se lembram de ti e até em alguns casos esperam por sua próxima atualização.

 

 

 

Comentários

Hits: 31

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, Produtor do Corredoras, webmaster em diversos projetos web, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET