Produzir conteúdo para comunicação digital

Estar presente em uma Internet cada vez mais competitiva onde ferramentas são cada vez mais lineares faz com que o teor do conteúdo apresentado seja o ponto alto da competitividade. Não basta mais ter volume, mas é preciso ter volume com qualidade.

Fazer um post por dia no blog é uma grande vantagem, o volume de conteúdo disponibilizado sempre vai estar abrindo novas portas e trazendo novos visitantes.

 

Escrever um texto é fácil, todos os principais sistemas de gerenciamento de conteúdo disponibilizam ferramentas de gerenciamento de texto que são bastante avançadas e permitem uma formatação criativa. A principio, todas as pessoas que gerenciam conteúdo digital estão basicamente usando ferramentas bastante similares. O que diferencia as marcas de maior sucesso são as prioridades que são definidas para a produção de conteúdo.

Planejamento do Conteúdo

Enquanto é muito legal ter a espontaneidade na produção de conteúdo, contando histórias do dia a dia por exemplo, ter planejamento de produção de conteúdo ajuda a focar em objetivos maiores do que apenas “estar presente”.

Se você tem uma serie de informações que deseja passar para o seu público, você vai querer otimizar cada informação de uma forma que você tenha certeza que este público conseguiu entender a mensagem.
As pessoas são diferentes porque seus cérebros são diferentes, portanto a forma de consumo de informações que para uma pessoa pode ser ideal, para outra pode ser menos interessante.

Ver é mais importante do que ler

A Internet é rápida e por este motivo ler informações em muitos casos é um processo que demanda mais tempo. Por outro lado, muitas vezes se torna também mais fácil comunicar a mesma informação através de formatos mais entretedores. Vídeo sendo o principal.

Quando geramos um vídeo com alguém lendo um texto, já torna o conteúdo muito mais interessante do que um texto. As pessoas gostam de ver outras pessoas, e o fato da pessoa na tela estar falando, permite que a informação seja ouvida, e assim, podemos desviar nosso olhar da tela, perceber outras coisas, e ao mesmo tempo seguir consumindo o conteúdo. Em um ambiente cada vez mais mobile, é fundamental poder ter esta liberdade.

Enquanto isso, para ler um texto com a mesma extensão de informação, precisamos focar um dos nossos principais sentidos 100% naquele conteúdo por escrito, e se por acaso algo nos distrai, as vezes mesmo que momentaneamente, podemos inclusive acabar “perdendo o fio da miada” tornando todo investimento de tempo até ali talvez até inutilizado. Este processo frustrante acontece muito, e por isso acabamos desencorajados de ler textos mais extensos.

Textos curtos por outro lado, fazem sucesso, como podemos ver em ferramentas como o Twitter, que sempre investiu em 140 caracteres. O Facebook recentemente inovou colocando opções para criar “cards”.  Se você vai postar um texto com poucas palavras, a tela se ajusta de forma que aquele texto se torna grande e até opções de fundo podem ser selecionadas.

Se torna claro que a opção de texto mais eficiente na Internet são os textos curtos, principalmente na comunicação de marketing digital. Até mesmo ferramentas como o WordPress que gerencia a grande parte dos websites da Internet possui a ferramenta de publicação de textos curtos. Quem descobriu isso foi o Twitter, tanto tempo atrás que muitas pessoas já nem usam mais seus twitters como usavam antigamente, apesar de ser uma das melhores maneiras de comunicar online.

Se transmitimos a mesma informação através de vídeo, as pessoas compreendem melhor as informações, pois estamos usando os sentidos que as pessoas estão acostumadas a usar no dia a dia.  Mesmo com advento do chat existente a mais de década, ferramentas como o Whatsapp são um sucesso por causa da possibilidade de transmitir áudios.

Ler um parágrafo inteiro por chat é muito desanimador, mas ouvir o mesmo parágrafo em um áudio torna o volume de informações mais acessível e tolerável de consumir. Por isso o Whatsapp se tornou tão forte, apesar de ter opção de envio de mensagens por texto, sua grande ferramenta é o Áudio gravado.

Experimente novas maneiras de comunicar e você vai descobrir que existem vantagens em todas elas.

O mais importante porém, é buscar estar sempre presente para seu público. Estar presente faz a diferença, as pessoas se lembram de ti e até em alguns casos esperam por sua próxima atualização.

 

 

 

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET