Publicação póstuma de Stephen Hawkings fala sobre multiverso

Estava vendo o meu feed do Twitter hoje pela manhã e um deles me chamou atenção em especial.

Uma publicação póstuma de um estudo feito pelo gênio Stephen Hawkings com co-autoria do Thomas Hertog.

Stephen Hawkings ajudou a reformular nossa visão do cosmos, do universo, e com isso, da nossa frágil e insignificante existência no universo, portanto um estudo proveniente daquele mente brilhante sempre vale muito a pena ler.

Professor Stephen William Hawking, CH, CBE, FRS, FRSA, at the Department of Applied Mathematics and Theoretical Physics, University of Cambridge..Photograph © Jason Bye.t: 07966 173 930.e: mail@jasonbye.com.w: http://www.jasonbye.com.

O artigo foi enviado apenas 10 dias antes do seu falecimento, o que mostra pelo menos para mim a dedicação que Hawkings sempre teve em divulgar e difundir conhecimento e quanto ele sempre esteve envolvido em pesquisas e estudos até o fim de seus dias, algo louvável, ainda mais levando em consideração que existem pessoas que se importam principalmente em evitar que conhecimento seja difundido e espalhado.

A publicação é livre está disponível para download em formato PDF (link abaixo):
https://link.springer.com/article/10.1007%2FJHEP04%282018%29147

10 páginas, com cálculos, gráficos e uma ampla bibliografia de referencias.

A ideia básica é que se o Universo surgiu do Big Bang e está em constante expansão, isso pode muito bem significar que existem outros universos, independente de serem infinitos universos ou finitos universos, não se teria como entender se as mesmas leis de física se aplicariam, a partir do nosso ponto no nosso universo. Este novo estudo, revisitou estas regras todas com novos cálculos e a nova conclusão incrível é que talvez exista alguma regra que esteja presente em todos os universos. Todos os universos devem compartilhar alguma lei de física.

Isso é extremamente interessante porque dá aos cientísticas uma nova visão e uma nova direção na busca da compreensão dos multi universos. Quem sabe em breve haverá meios de detectarmos outros universos! Isso seria incrível!

Uma das coisas que mais me chamou atenção foi uma palestra que vi o outro dia, não lembro quem mencionou algo incrível que é o fato de que se o universo está expandindo, vivemos em um momento único, em que podemos ainda detectar e estudar este fenômeno pois se estivéssemos pesquisando isso em um milhão de anos pra frente, talvez não conseguíssemos ver tudo que vemos por causa da constante expansão do universo, algumas galáxias se tornariam distantes de mais e os efeitos do Big Bang também já teriam passado e não teríamos como descobrir o que foi descoberto pelos cientistas dos últimos anos.

 

 

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET