Relacionamento de Marca com Iniciativa

Abaixo as opções que o Facebook disponibilizou para alterar a foto para o evento do #EarthDay. É claro que escolhi #marchforscience

Como temos testemunhado, empresas do futuro tem se posicionado cada vez mais publicamente, comunicando seus valores em seus perfis nas redes sociais e em suas campanhas. O Facebook é mais uma destas iniciativas que realmente se posiciona sobre assuntos que são importantes.

As empresas geralmente se iniciam por causa de uma série de valores que estão agregados a como a empresa de fato se comporta dentro da sociedade. Cada empresa tem seus valores, mesmo as vezes sendo empresas do mesmo segmento, com as mesmas propostas de produtos e atividades, ainda assim podem ter uma filosofia completamente diferenciada para justificar e aplicar suas atividades e produtos.  O Facebook é bem claro com relação ao seu posicionamento e suas metas de se manter sempre uma plataforma “nova” e inovadora.

Empresas deveriam seguir mais este tipo de exemplo e se posicionarem de forma mais clara e objetiva na sua empreitada. No final são atitudes e decisões das empresas que ajudam a tornar o mundo um local mais promissor. São ideias de empreendedores que em muitos casos geram comercio, empregos, e crescimento na sociedade como um todo.

Podemos analisar o resultado quando empresas decidem tomar uma atitude com o recém demitido Bill O’Reily. Recentemente envolvido em mais escândalos envolvendo abusos sexuais contra mulheres. Os patrocinadores dos seus programas removeram os anúncios. A emissora não teve outra alternativa além de demitir o apresentador. O’Reily foi o maior apresentador de programa de entrevistas do sinal fechado de televisão dos Estados Unidos por mais de 15 anos líder absoluto de audiência.

É preciso ser ousado, se temos pressa de ter uma sociedade melhor. Acreditar no que é moralmente correto, ajudando a integrar e ampliar o bom e o bem para todos.

Enquanto no Brasil alguns anos atrás um pastor estava disseminando preconceito contra o “beijo Gay” no dia seguinte o Facebook lançou uma campanha de GayPride que fez todos os avatares de todas as pessoas que quisessem, ficarem coloridos com as cores da bandeira LGBT.

Pequenas coisinhas que mudam o mundo em que vivemos. São pequenas demonstrações de respeito, de companheirismo, de solidariedade e boa vontade que fazem com que o mundo se torne um lugar melhor, e estar atrelado como empresa a este tipo de atitude é muito importante.

Na Delta quando começamos a tratar com uma empresa sobre sua comunicação, temos bastante interesse em compreender sua visão de mundo, pois essa visão é que ajuda a alinhar a narrativa e discurso que será elaborado.

 

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET