StumbleUpon virou Mix

Talvez você não tenha percebido, mas um dos sistemas de compartilhamento e  avaliação de conteúdo por usuários mais antigos, da época do Digg e da época que o Facebook copiou o Curtir do Digg que mudou em grande parte o destino do Facebook, o Stumbleupon acabou.

O Stumbleupon era um daqueles sites que recomendavam conteúdo incrível! Muitos sites interessantes estavam presentes no StumbleUpon.

A talvez boa notícia seja que o Stumbleupon virou Mix, um novo serviço que aparentemente surgiu para  reformular a forma como todo conhecimento adquirido do Stumbleupon pode ser melhor aproveitado em um redesign moderno.

Para logar, você tem de estar em alguma rede social americana como o Facebook, Google ou Twitter. Logo em seguida o sistema te oferece opções baseadas em grupos de informações, ou estilos, ou interesses.

Após estes dois passos, você já está com seu perfil ativo e dependendo das escolhas que você fez em interesses, você já pode ter acesso a uma grande quantidade de conteúdo de alta qualidade, criativos, interessantes. Seguindo a tradição do Stumbleupon, existe também a opção de você compartilhar conteúdo, incluir novos links que você considerar interessantes.

Para cada conteúdo que foi compartilhado por alguém você pode adicionar na tua coleção, e ao mesmo tempo, você pode até bloquear um domínio para não ver mais recomendações daquela fonte.

O sistema é um mini universo de conteúdo, sugerido por usuários, curados por outros usuários que definiram o conteúdo como algo mais relevante ao adicionarem o conteúdo. O Stumbleupon primava por conteúdo de qualidade, ao contrário por exemplo do Facebook que prima por memes e conteúdo de rápida assimilação.

Neste momento a grande maioria do conteúdo é ainda em inglês mas é claro que o número de adesão de Brasileiros crescendo na plataforma, irá abrir possivelmente margem para uma versão otimizada em português.

Acho sempre genial quando pessoas tentam de forma humana organizar informações para facilitar para outras pessoas, encontrarem o conteúdo que elas curtem. Neste contexto, aparentemente o Mix junta inteligencia artificial com curadoria humana para apresentar conteúdo relevante.

Curtiu? Confere lá o Mix.
https://mix.com/

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET