Tipos de conteúdo que todo website geralmente tem

Depois de muitos anos trabalhando com desenvolvimento de websites a gente começa a se dar por conta que apesar de estarmos desenvolvendo projetos web que são totalmente diferentes uns dos outros, para empresas inclusive de ramos de atividade completamente diferentes, ainda assim existem enormes similaridades no tipo de conteúdo que são necessários em todos os projetos web.  Hoje vou escrever um pouco sobre estas opções:

Como vinha dizendo, as vezes a gente trabalha com projetos que são totalmente diferentes entre si, mas a grande maioria dos websites tem sempre 2 tipos de conteúdo que fazem parte de sua comunicação online.

Conteúdo Estático ou Conteúdo Institucional

Eu prefiro chamar de conteúdo institucional porque geralmente este é o conteúdo que representa as informações institucionais de uma empresa ou iniciativa. Todo site precisa poder criar páginas para poder disponibilizar estes conteúdos, e apesar de estarem disponibilizados através de uma plataforma de gerenciamento de conteúdo que permita alterar diariamente informações nestas páginas, as páginas são sempre as mesmas, ou seja, as páginas estão sempre no mesmo endereço.

Por exemplo: www.umsiteporai.com/quem-somos

A página Quem Somos do website acima, apesar de poder ter seu conteúdo alterado diariamente, ainda assim é uma página que está sempre no mesmo endereço, portanto ela é de certa forma estática, no sentido de endereçamento.

Dentro das páginas estáticas pode se encontrar todo tipo de formato de conteúdo. Textos, fotos, vídeos, animações, áudios, arquivos para download, conteúdo incorporado de sites de terceiros, etc.

Então no momento que você cria por exemplo uma página de contatos, caso ocorra alguma mudança, você não insere uma nova página de contatos, você atualiza a página existente.

Conteúdo Dinâmico

O conteúdo dinâmico está sempre mudando. Quando você acessa um website e vai na seção de Notícias, se o website produzir atualizações diárias, aquela página de listagem de notícias estará sempre diferente. O conteúdo dinâmico atua como atualizações, novidades, são na verdade grupos ou Categorias de informações. Então o que fica disponibilizado no menu do site não são as centenas de matérias, mas sim a categoria que agrupa todas as matérias. Ao acessar aquela categoria, o visitante então provavelmente terá acesso a uma página de listagem das atualizações.

As páginas de conteúdo dinâmico são chamadas de posts, pois são postagens que são feitas, cada postagem é o equivalente á uma página institucional, porém os posts estão relacionados a categorias.

Aplicabilidade infinita

Do ponto de vista estrutural, se torna necessário ter apenas duas classes de publicação, a institucional e a dinâmica. Dentro dessas duas opções se torna possível executar todas as tarefas que um website  precisa.
Se sua empresa abriu uma nova filial, você pode criar uma página exclusiva apenas para aquela filial.  Se um novo serviço foi adicionado, você pode criar uma página para divulgar o serviço. Páginas de contato, páginas com mapa para localização, páginas com perguntas frequentes, etc.

Por outro lado, se aconteceu algum evento dentro da empresa, postar algumas fotos divertidas e falar um pouco sobre o evento pode ser algo bem positivo, publicar álbuns de fotos é uma forma de ampliar a visibilidade da empresa e ao mesmo tempo mostrar o rosto que formam o time da empresa. Publicar matérias, vídeos, enfim. É sempre muito interessante poder ter uma comunicação contínua, estar sempre atualizando informações e gerando novas matérias, novos posts.

O interessante é que esta combinação de organização estrutural acaba servindo para praticamente todo website, pois em cima destas duas formas de disponibilizar conteúdo (Institucional e Dinâmico) se pode construir soluções de comunicação para a grande maioria dos projetos.

Vamos ver alguns exemplos:

PADARIAS
Conteúdo institucional: Quem Somos, História, Produtos, Localização, Contatos
Conteúdo Dinâmico: Fotos, motivacional, matérias, promoções, receitas, prato do dia.

EMPRESA DE SERVIÇOS
Conteúdo Institucional: Quem Somos, Equipe, Localização, Contatos, Serviços, Perguntas Frequentes, Formulário de Orçamentos
Conteúdo Dinâmico: Atualizações, fotos, promoções, notícias, matérias, etc

IMOBILIÁRIAS
Conteúdo Institucional: Quem Somos, Equipe, Localização, Atividades, Perguntas Frequentes, Documentos, Formulários.
Conteúdo Dinâmico: Notícias , ofertas, promoções, matérias, etc

No grande geral, todos os tipos de site para a grande maioria das empresas, associações e empreendedores que buscam uma presença digital na Internet estão buscando expor suas informações institucionais, e ao mesmo tempo ter uma plataforma onde elas possam devidamente divulgar seus conteúdos, atualizações, novidades, ou até mesmo fazer ofertas, divulgar promoções. Portanto com essa noção básica de diferenciação entre os dois tipos de conteúdo, se torna fácil identificar que tipo de conteúdo é o que. Isso ajuda muito na hora de organizar a estrutura web e facilita pra caramba a administração de todo conteúdo do website.

 

Espero que você tenha gostado!

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET