Trafego a partir de sites de busca

Apesar de as redes sociais terem uma grande quantidade de usuários elas não são as principais fontes de acesso a sites.  Em muitos casos os acessos são provenientes de sistemas de busca.

Enquanto que nas redes sociais você depende de pessoas compartilhando manualmente o conteúdo,  sistemas de busca oferecem os conteúdos como resultados de pesquisas.

Por este motivo empresas que estão unicamente presentes nas redes sociais acabam tendo a falsa impressão de terem um público cativo e estarem gerando interesse, mas elas não tem como avaliar se sua presença digital está realmente gerando interesse pois não possuem um site para direcionar o público adquirido nas redes. Quando um site entra na equação é que vemos a realidade do interesse do público, será que só curtem no Facebook ou realmente acessam o site divulgado?

Enquanto nas redes sociais muito do conteúdo produzido acaba ficando perdido no tempo no Site o conteúdo pode gerar indexação por anos. Em algumas redes como o Insta os Lives desaparecem em 24horas, ideal para comunicar uma notícia que amanha não terá mais valor ou interesse. Esta arquitetura de disseminação de conteúdo é muito interessante para gerar buzz mas a médio e longo prazo,  estes conteúdos não estão diretamente agregando valor digital em comparação a um website.

Se há limitações com relação a produção de conteúdo a melhor maneira de assegurar resultados contínuos é através da disponibilização deste conteúdo em uma plataforma própria.  Um website ou blog. Para assegurar que as redes sociais tenham também conteúdo se pode compartilhar o conteúdo do site nas redes sociais. Existem até ferramentas que fazem isso automaticamente com bons resultados.

Se existem camadas de importância para uma presença digital saudável é necessário pensar no website e o conteúdo disponibilizado nele como o alicerce de toda presença digital.

Quando é importante haver conversão, é preciso ter controle das ferramentas, controle da informação e possibilidade de analisar as informações com ferramentas avançadas. Um website permite conectar ferramentas de analise, fazer testes, e muito mais.

Redes Sociais tem a tendência de simplificar o máximo as informações para poder ficar padronizado, por isso os campos de preenchimento de dados são sempre iguais, independente do tipo de empresa que você tem, as opções de compartilhamento são sempre as mesmas e o percentual de público também é sempre o mesmo. No website isso pode mudar muito, a medida que a empresa vai expandindo a quantidade de conteúdo digital no site, mais importante se torna este endereço, e portando mais pessoas realmente interessadas naquele tipo de conteúdo vão acabar acessando o site.

Buscar uma boa indexação significa ter o conteúdo certo para a pesquisa certa. Pense nisso. Pense em todas as possibilidades que um produto de uma empresa pode ter de utilidades, é justamente isso que as pessoas vão procurar, e se estiver presente no site, é este site que será recomendado pelo Google ou qualquer outro sistema de busca.

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET