WordPress e eu

WordPress é um dos melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo que existe. Eu considero o WordPress.org o melhor entre todos os demais e vou explicar por que.

Para situar você de como eu me deparei com o WordPress, fazem já mais de 10 anos que comecei a utilizar o WordPress como sistema de gerenciamento de conteúdo de outros sites dos quais eu levava como hobby, sendo um deles o Metal Extremo (que está fazendo 10 anos este ano) e o Revista Internet (quase mesma idade).
Eu já havia trabalhado com outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, mas naquela época a grande maioria dos sistemas continham inúmeras falhas e problemas. Ao instalar o WordPress no projeto do programa de rádio Metal Extremo o site ficou estável e não teve nenhum problema severo como tive o desprazer de enfrentar com outros sites.
Logo em seguida comecei a desenvolver outros sites, sites de clientes utilizando o WordPress.org como plataforma de gerenciamento de conteúdo. Foi muito bom pois o WordPress tem opções que outros sistemas simplesmente não tem. A comunidade de desenvolvedores também é incrível. Sendo assim, logo em seguida a grande maioria dos sites que eu implementava passaram a ser WordPress.

wordpress-mug

Acho que para quem está pensando em ingressar no desenvolvimento de websites, além de buscar pelo conhecimento das linguagens de programação de SQL, PHP, Javascript, CSS e HTML5, conhecer o WordPress a fundo vai ser muito benéfico.

O WordPress tem uma separação muito bem construída entre a parte do Backend e Frontend, ou seja você pode trabalhar o design do site de forma totalmente independente do sistema de gerenciamento de conteúdo.
Depois, se quiser alterar o tema, ou até mesmo substituir por outro tema, você não perde o conteúdo e nem mesmo os endereços dos conteúdos em geral, e em termos de indexação isso é super importante. Já pensou perder todos os links que apontam para seu site por alterar o site?

A estrutura de publicação que tem Páginas e Posts também é um diferencial facilitador enorme, e acredite(!) com esta organização é possível fazer praticamente qualquer website. Basta saber diferenciar a forma de organização de conteúdo, utilizando páginas para conteúdo institucional e post, que são organizados em categorias e tags para conteúdo dinâmico.

A forma como o WordPress gerencia Feed RSS (Real Simple Syndication) é realmente de dar inveja em todos os outros sistemas de gerenciamento de conteúdo. O WordPress permite que cada tag, cada categoria e até mesmo cada autor tenha seu próprio Feed. Isso é incrível, e se você souber articular automatização de publicações em redes sociais, essa ferramenta vai ser muito útil, podendo conectar dezenas de contas de formas diferentes dependendo da proposta.

O WordPress tem um sistema que facilita a indexação em sistemas de busca, utilizando suas opções de Links Permanentes é possível obter endereços diferenciados e exclusivos para cada conteúdo, que no final é um facilitador não só para os sistemas de busca, mas também para compartilhamento em redes sociais.

Literalmente milhares de plugins são desenvolvidos e funcionam super bem dentro da plataforma WordPress, você pode encontrar virtualmente de tudo, opções de todos os tipos, o que é bem interessante e mostra uma grande flexibilidade do sistema.

Acho que também vale a pena dizer que existe todo um mercado que existe em função desta ferramenta, desde servidores especializados, empresas desenvolvedoras, pessoal que cria soluções, enfim, tem um universo inteiro por trás da ferramenta, e inclusive um mercado de plugins e temas que você pode investir para obter opções realmente diferenciadas e exclusivas. Além disso, se você não encontrar pela Internet o que você está buscando, você pode construir seu tema do jeito que quiser, e integrar ao WordPress de forma fácil.

Eu já tive um projeto onde eu dava algumas dicas sobre como utilizar o WordPress, me rendeu alguns contatos interessantes, mas acabei não conseguindo dar continuidade ao projeto por ser um trabalho bastante grande ficar fazendo vídeo-aulas com a frequência que seria necessária. Agora com este meu novo blog talvez eu retome esta iniciativa criando algumas aulas e postando aqui na categoria WordPress do blog.

Update 18/nov/2016: Retomei o WPTutorial

Comentários

Ricardo Cury

Desenvolvedor de websites desde 1998. Diretor de negócios da Delta Design, autor de conteúdo no RGSTur, Desenvolvedor do Revista Internet, Webmaster no O Café, desenvolvedor do Turismo de Compras, videomaker, produtor e criativo em diversos projetos web. I LOVE INTERNET